carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Alexandre Leão faz show comemorativo pelos 15 anos do Teatro Jorge Amado
bastidores da folia
Artista promove espetáculo acústico e intimista com surpresas e participações no noite do aniversário do espaço


Na noite em que completa 15 anos de existência, o Teatro Jorge Amado (TJA) recebe em seu palco o cantor e compositor Alexandre Leão em uma apresentação especial. No dia 9 de agosto, às 21 horas, o artista apresenta o show que encantouSalvador no primeiro semestre deste ano, durante a temporada do Quarta no Teatro, realizada no SESI Rio Vermelho. NO TJA, Leão promove um espetáculo acústico e intimista, sem dispensar um repertório com referências a Jorge Amado, interação com a plateia, participações surpresa e músicas autorais já consagradas, como Mulheres Gostam, Pop Zen e Paiol do Ouro.
“Tenho uma relação antiga e estreita com o Teatro Jorge Amado. Foi lá que lancei dois dosmeus discos (Alexandre Leão, 2004 e Axé, Babá, 2006), participei de shows e projetos, além de estar presente na Virada Cultural pelo não fechamento doespaço em 2010. Recebi o convite da diretora Fernanda Tourinho, que foi a um show da temporada do Quarta no Teatro. Me senti muito honrado e contente. Estarei recebendo grandes convidados e também apresento música inédita”, comenta Leão, que será o anfitrião de uma diversificada programação do TJA no mês de agosto e se apresenta acompanhado de Jurandir Santana nos instrumentos de corda (viola, cavaquinho, violão), Daniela Penna e Rudson Daniel na percussão, e Israel Ramos no contra-baixo. O show tem direção de André Simões e produção da Estrela do Mar.
Atualmente, além de se apresentar todas as sextas-feiras, na Varanda do SESI Rio Vermelho, Leão está em fase de produção de um novo CD duplo, intitulado O TEATRO E O BAILE. O novo projeto tem sido gravado nas apresentações do cantor no SESI Rio Vermelho. As primeiras músicas foram gravadas no Teatro SESI e estão emfase de mixagem. A segunda parte do disco, com o show da Varanda do SESI, está emprocesso de seleção de repertório.

ALEXANDRE LEÃO
Nascido em Salvador, ALEXANDRE LEÃO começou sua carreira com o pé direito aos 17 anos, sendo gravado por Maria Bethânia. A música chama-se Paiol do Ouro (Alexandre Leão e Olival Matos) e introduziu o cantor, compositor e músico na vida profissional. Na sequência, várias de suas canções também foram interpretadas por outros artistas e Pop Zen (Alexandre Leão, Manuca Almeida e Lalado), em especial, se tornou conhecida na voz de IveteSangalo, da Banda Lampirônicos, da Família Caymmi e mais recentemente porArnaldo Antunes.
Além disso, várias canções suas foram temas de trilhas de novelas a Rede Record, SBT e Band, além de filmes como Se Eu Fosse Você, de Daniel Filho, e Falsa Loira, de Carlos Reichenbach. Além disso, venceu por duas vezes o Festival da Rádio Educadora da Bahia, com Canção para Cristina (melhor música de 2004) e,recentemente, com O que é que ela quer (melhor intérprete de 2012).

DISCOGRAFIA
A discografia de Leão é composta de quatro CDs. MINHA PALAVRA (1999), o primeiro, foi ganhador do então Prêmio Copene de Música e traz a participação de Vânia Abreu em uma das faixas e acanção título, também gravada por Carla Visi. O disco foi premiado também com o Troféu Caymmi (BA) no ano de 2000. O segundo, ALEXANDRE LEÃO (2003), que saiu pela gravadora Velas, celebra a parceria com a "madrinha" Rosa Passos, com quem fez apresentações por algumas cidades do Brasil. O terceiro foi um projeto vencedor do Prêmio Banco Capital de Cultura e Arte. Intitulado AXÉ BABÁ (2005), a obra traz uma releitura de grandes sucessos da música baianacom arranjos em grande estilo e elegância. O mais recente, QUATRO CANTOS (2009),traz a participação de Saulo Fernandes, do violonista Mário Ulloa e composiçõescom diversos parceiros. Nos quatro discos, Leão desfila na companhia decompositores como Manuca Almeida, o próprio Saulo, Jau, Moisés Souto, oveterano e consagrado Carlos Colla, Tenisson Del Rey, Anderson Cunha e tambémcom Dadi Carvalho e Galvão (Novos Baianos).

SERVIÇO : Alexandre Leão – 15 anos do Teatro Jorge Amado
ONDE : Teatro Jorge Amado, Avenida Manoel Dias da Silva, 2177, Pituba - Salvador BA
QUANDO : 09 de agosto 2012 - QUI - 21h
QUANTO : R$ 10 e R$ 5, a venda na bilheteria do local (a partir de quarta-feira, das 14h às 20h)
CLASSIFICAÇÃO : 16 anos

Fonte : Alexandre Leão por Maria Ísis (17/07/2012 - 09h10)- agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br