carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Livro “A Odisséia de Jorge Amado” é lançado durante as comemorações do centenário do escritor
centenário escritor
O livro é a viagem criativa de Piligra através dos romances e biografia do escritor grapiuna


“A Odisséia de Jorge Amado” é o livro de autoria do professor Piligra (Lourival Pereira Júnior) com ilustrações da professora e artista plástica Jane Hilda Badaró e ilustrado pelo artista gráfico George Pellegrini, que será lançado no dia 10 de agosto, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus.
O lançamento do livro publicado pela Editus, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, ocorrerá no estande da editora, na Feira Literária Ler Amado, dentro das comemorações ao centenário do escritor Jorge Amado.
Conforme George Pellegrini, artista autor da concepção gráfica, “trata-se de um livro de poemas que fala da prosa, metalinguistico. É um livro aparentemente simples: 100 sonetos que contam a trajetória literária do escritor Jorge Amado, mas que, através de uma análise mais aprofundada, se revela complexo. O autor empreende um vigoroso exercício de criação, tentando atingir as fronteiras dos gêneros”.
Segundo Pelegrini “A Odisseia de Jorge Amado é a viagem criativa de Piligra através dos romances e biografia de Jorge Amado. Traça o longo e fértil percurso do autor de Tocaia Grande, desde os seus primeiros passos no processo da escritura literária até o domínio completo da arte da narrativa.”
As pinturas que ilustram o livro são da artista plástica e professora do Departamento de Ciências Jurídicas da UESC Jane Hilda Badaró. As pinturas, juntamente com as obras que formam o arcervo “Bahia de Jorge e outros Amados mundos” estarão expostas no espaço onde acontecerá o circuito literário, no centre Convenções Luis Eduardo Magalhaes
Peligra proporciona ao leitor, no inicio da viagem pelas páginas do livro, uma reflexão a cerca da realidade através do pensamento de Jorge Amado, que foi um homem atento a tudo que o cercava e um escritor capaz de tecer elos entre sua época e a tradição, assimilou diferentes linguagens artísticas e formas de comunicação. Sua obra estabelece múltiplos diálogos. Estabelece uma ponte entre ficção e vida real.
É o próprio Jorge quem afirma “A solução dos problemas humanos terá que contar com a literatura, a música, a pintura, enfim com as artes. O homem necessita de beleza como necessita de pão e de liberdade.
As artes existirão enquanto o homem existir sobre a face da terra. A literatura será sempre uma arma do homem em sua caminhada pela terra, em sua busca de felicidade.”

Serviço: Lançamento do livro : “A Odisseia de Jorge Amado”
Local: Feira Literária Ler Amado” Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, Avenida Soares Lopes, Ilhéus BA
Data: sexta-feira – 10 de agosto 2012
Editora: Editus (Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz)
Autor: Piligra (Lourival Pereira Júnior)
Artista Gráfico: George Pellegrini
Ilustrações: Jane Hilda Badaró
Páginas: 148
ISBN: 978-85-7455-286-6

Fonte : SecultBA (06/08/12 | 11H08 ) - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br