carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Orquestra de berimbaus faz apresentação especial no Terreiro
bastidores da folia
Apresentação da ORQUESTRA DE BERIMBAUS no ‘Fórum de Pensamento Crítico – Cidades & Patrimônio’


A vibração e o som inconfundível das cordas dos berimbaus, os cantos e a jinga das rodas de capoeira estarão preenchendo nesta sexta-feira, dia 17, às 17h, o Terreiro de Jesus, área central de Salvador, criada a partir do século XVII com a construção do antigo Colégio dos Jesuítas. A apresentação será com 25 pessoas entre adultos, crianças e adolescentes de 5 a 18 anos de idade. O show encerrará o ‘Fórum de Pensamento Crítico – Cidades & Patrimônio’ que promoverá nos turnos da manhã e tarde do mesmo dia palestras e debates públicos gratuitos na Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal da Bahia. A Famed foi a primeira faculdade do Brasil – fundada em 1808 – ocupando o antigo prédio dos jesuítas.
Segundo o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Frederico Mendonça, a capoeira foi escolhida como destaque artístico do fórum para referendar a política de proteção aos patrimônios culturais baianos, desenvolvida pela autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). “Além de ser reconhecida como Patrimônio do Brasil desde 2009 pelo Ministério da Cultura (MinC), e Patrimônio da Bahia desde 2006 via IPAC, a capoeira está presente em todos os estados do Brasil e em mais de 150 países, além de ser, segundo o MinC, o produto cultural brasileiro mais difundido no mundo”, alerta Mendonça. Ele explica que a capoeira é uma expressão cultural de matriz africana surgida no Brasil como mistura de luta, dança, cultura popular e música, a partir da chegada dos escravos africanos e seus descendentes.
Outro bem cultural homenageado será o Ofício das Baianas de Acarajé, registrado como Patrimônio Imaterial inscrito no Livro dos Saberes do MinC desde 2005. Ao final do evento, baianas estarão oferecendo acarajé aos participantes do encontro. O fórum é gratuito, aberto aos interessados e promovido graças à parceria entre a Secult e a Secretaria do Planejamento do Estado, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e coordenação geral do IPAC.

ANGOLA
Conhecida como ‘Orquestra Nzinga de Berimbaus’ e já famosa por suas apresentações em vários estados brasileiros, o grupo é composto por integrantes da comunidade do Alto da Sereia, Rio Vermelho. Criada em 1999, a iniciativa estimula a pesquisa dos componentes, levando-os a desenvolver linguagem própria e singularidades no manejo e na expressão sonora do berimbau. “Preservamos valores e fundamentos da capoeira como nos ensinou Mestre Pastinha, nosso inspirador”, diz um dos mestres do Núcleo de Salvador, Poloca Barreto. Além dele, ainda integram o grupo a Mestra Janja e a Mestra Paulinha.
Criado com a missão de atuar na preservação, cultivo e divulgação da capoeira e das heranças culturais de origem africanas, o grupo se propõe lutar contra a discriminação racial e de gênero, defende os direitos da criança e do adolescente, promove a democracia, cultura de paz e a dignidade humana. “Temos compromisso com as crianças e com a capoeira-angola, e para isso criamos a orquestra”, comenta Barreto.

FÓRUM
O ‘Fórum de Pensamento Crítico – Cidades & Patrimônio’, começa a partir das 9h (sexta, 17), com a apresentação do Coral do IPAC, depois mesa de abertura com o secretário de Cultura (Secult), Albino Rubim, o secretário do Planejamento (Seplan), José Sérgio Gabrielli, o superintendente do Iphan, Carlos Amorim, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luis Caetano, e o diretor geral do IPAC. No turno da manhã será proferida a palestra ‘A dinâmica da preservação: a experiência de Ouro Preto’, pelo prefeito da cidade mineira Angelo Oswaldo, convidado especial do evento. No turno da tarde acontecem debates com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto (MG), Gabriel Gobbi, a conselheira estadual de Cultura (BA), Márcia Sant´Anna, e o presidente do Instituto dos Arquitetos, Nivaldo Andrade. Informações sobre o Grupo Nzinga via telefone (71) 9973-8970, e sobre o Fórum através dos (71) 3117-6490, 3116-6673 e 3103-3269, sites www.cultura.ba.gov.br e www.ipac.ba.gov.br.

QUANDO : 17 de agosto 2012 - SEX - 17h. O fórum acontece das 9h às 18h
ONDE : Anfiteatro Professor Alfredo Thomé de Britto da Faculdade de Medicina, Terreiro de Jesus, Salvador BA
QUANTO : gratuito
Mais Informações: (71) 3117-6490, 3116-6673 e 3103-3269

Fonte : SecultBA (13/08/12 | 15H08) - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br