carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Comunidade discute Projeto de turismo no Candeal
cultura e diversidade
A ação é resultado da cooperação firmada entre a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), e a Aecid, com a chancela da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A proposta conta ainda com a parceria de associações e grupos comunitários do Candeal.


As ações de implementação do projeto "Turismo Afro no Candeal" deram prosseguimento neste mês de agosto, com uma reunião envolvendo representantes da Prefeitura de Salvador e comunidade local na sede da Associação Pracatum, localizada no bairro. A atividade foi promovida pela câmara técnica responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento das atividades.
Na ocasião, representantes da Rede de Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Sustentável (Ibertur) apresentaram o plano de ação para a realização do Estudo de Demanda Nacional e Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Cultural no bairro. A instituição é responsável também pela construção das estratégias de dinamização de negócios locais, realização de missão de intercâmbio e sistematização dos resultados do projeto.
A Ibertur é uma organização parceira da Agência Espanhola de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento (Aecid), uma das idealizadoras do Turismo Afro no Candeal.

HOSPEDAGEM
Após o encontro, os técnicos espanhóis realizaram uma série de visitas técnicas a associações e estabelecimentos do bairro, com o objetivo de conhecer as características da comunidade e dar início ao diagnóstico. O grupo também se hospedou na comunidade do Candeal, cumprindo uma das propostas do projeto - transformar residências em meios de hospedagem para uso turístico, com base no sistema Cama e Café. De acordo com o assessor de Relações Internacionais, Leonel Leal, o Candeal possui características próprias que o transformam em um importante atrativo para a cidade.

PROJETO
O projeto visa incentivar o turismo afro na região do Candeal e contribuir com o desenvolvimento sustentável da localidade, através da geração de emprego e renda para a comunidade. Além disso, a iniciativa pretende proporcionar ao visitante que chega a Salvador uma vivência mais próxima com toda a riqueza cultural do bairro. Entre as atividades previstas, destacam-se a realização de cursos de capacitação para os moradores, ações de estímulo à geração de renda, a criação de sinalização turística e a melhoria da infraestrutura local, além do fortalecimento das capacidades locais da comunidade. A ação é resultado da cooperação firmada entre a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), e a Aecid, com a chancela da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A proposta conta ainda com a parceria de associações e grupos comunitários do Candeal.

Fonte : SecomBA (24/08/2012 09:45) - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br