carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Morre o jornalista Hamilton Vieira
bastidores da folia


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lamenta a morte do jornalista Hamilton Vieira, um dos primeiros repórteres a pautar a questão racial na imprensa baiana contemporânea que morreu na madrugada nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro 2012, no Hospital Aristides Maltez.

Com competência e coragem, Hamilton Vieira deu visibilidade ao povo negro no jornalismo, por meio de seu trabalho. Foi o pioneiro a escrever matérias sobre a força da cultura afro-brasileira na Bahia, como os ensaios dos blocos afros, a Terça da Benção, os mestres de capoeira, os sambas juninos, as lideranças do candomblé e os ativistas do movimento negro.

Nascido no bairro da Fazenda Garcia, em Salvador, Hamilton graduou-se em Comunicação na Universidade Federal da Bahia, em 1982. Especializou-se em Educação e Desigualdades Raciais, pelo CEAFRO, instituição do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Ufba. Trabalhou nas redações dos jornais A Tarde, Tribuna da Bahia e Correio da Bahia, geralmente nos Cadernos de Cultura, e era coordenador do Cine Teatro de Lauro de Freitas, espaço cultural da SecultBA, desde 2007. Nos anos 70, causou a maior polêmica quando escreveu o artigo: Além de preto, Bicha.

O sepultamento será nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 15h, no cemitério Campo Santo, no bairro da Federação/Salvador.


Fonte : SECULT BA (13/12/12 | 13H12) + Blog Marron - dezembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br