carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Naná Vasconcelos e Alcir Lacerda serão os homenageados do Carnaval do Recife 2013
bastidores da folia
Anúncio dos artistas celebrados durante a folia foi realizado nesta segunda-feira, dia 12 de novembro


O Carnaval do Recife 2013 celebrará os artistas pernambucanos Naná Vasconcelos e Alcir Lacerda (em memória). Naná Vasconcelos, 68 anos, é músico reconhecido internacionalmente por um trabalho percussivo original, famoso também por comandar a abertura do Carnaval recifense junto aos tambores dos maracatus. Alcir Lacerda (1927–2012) faleceu há menos de dois meses, deixando como legado belas imagens do Recife e de paisagens do interior do Estado. Em mais de 60 anos de atuação, Lacerda foi um dos principais fotógrafos brasileiros da sua geração. Os nomes dos homenageados foram anunciados na segunda-feira, dia 12 de novembro, em coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura do Recife e pelo prefeito eleito Geraldo Júlio, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Centro da cidade. Na ocasião, o secretário de Turismo do Recife, Carlo Braga, representou o prefeito em exercício, Milton Coelho.

O secretário Carlos Braga ressaltou a importância do Carnaval para o turismo e desenvolvimento econômico da cidade. “O nosso Carnaval é o principal atrativo para o turismo do Recife. Recebemos neste ano 700 mil visitantes por dia e tivemos uma movimentação econômica de R$ 595 milhões durante o Carnaval”, afirmou. O prefeito eleito Geraldo Júlio justificou a escolha dos homenageados. “Agradeço ao prefeito João da Costa por colaborar nesta transição, por esse cuidado com a cidade e por este gesto de permitir este anúncio dos homenageados. Naná é muito querido, levou nossa cidade, nosso estado e nosso País para fora. Alcir é responsável pela memória de um Recife que a minha geração e gerações posteriores não conheceram. Os escolhidos representam o povo do nosso Recife”, destacou Geraldo Júlio.

Emocionada, a filha do fotógrafo homenageado, Betty Lacerda, agradeceu pelo reconhecimento ao legado do pai. “A família não podia deixar de estar muito feliz. Papai (Alcir Lacerda) foi um folião na juventude e foi sócio-fundador do Galo da Madrugada. Estamos muito honrados por unir a fotografia dele a bela música de Naná Vasconcelos”, afirmou Betty Lacerda, filha do fotógrafo. Presença permanente no Carnaval Multicultural, Naná falou da sensação de ser, além de atração da programação, homenageado. “Eu sinto uma imensa alegria de ser homenageado na minha terra. Recebo esse reconhecimento com carinho. De certa forma, o meu trabalho representa esse Recife Nagô. De corpo e alma quero agradecer essa homenagem”, declarou Naná Vasconcelos, demonstrando muita emoção, depois de cantar versos da música Recife Nagô, de J. Michiles.


Fonte : Prefeitura Municipal do recife (12.11.12 - 16h29) - dezembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br