carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Solar Ferrão recebe a exposição “Os Homens de Ferro”, do Cortejo Afro
bastidores da folia


A Galeria Solar Ferrão apresenta a exposição Os Homens de Ferro, a partir desta sexta-feira (21), às 19h. Promovida pelo Cortejo Afro, a mostra conta a história dos homens que dominaram a tecnologia do ferro no continente africano por séculos, realizando um paralelo com a evolução negra baiana, alicerçada pela tecnologia e pelo conhecimento da engenharia do ferro. O evento integra as comemorações dos 15 anos do Cortejo Afro que, em 2013, desfilará no carnaval com o tema “África do ferro e da Cultura: Os Homens de Ferro”.

Em referência ao Mito de Ogum, serão apresentadas ferramentas de orixás, esculturas, peças decorativas, objetos mágicos e simbólicos, criações de domínio público e popular, fazendo uma homenagem aos ferreiros que desenvolvem seus ofícios dentro dos terreiros de candomblé da Bahia. A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 24 de fevereiro de 2013, com horário de visitação de terça à sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados das 12h ás 17h.

Os Homens de Ferro foi contemplada pelo Edital Novembro Negro e é promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI), em parceria com Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).


Fonte : Secult BA (20/12/12 | 15H12) - dezembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br