carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Cortejo Afro em ritmo de carnaval no TCA
bastidores da folia
O show "Outras Palavras" tem participação especial do cantor carioca Luiz Melodia


O projeto Domingo no TCA apresenta no mês de fevereiro uma das mais originais e festejadas atrações do Carnaval de Salvador, o Cortejo Afro, conhecido por suas performances com muita energia, ritmos, cores e alegorias. O espetáculo "Outras Palavras" - tema do desfile do Bloco neste Carnaval, em homenagem a Caetano Veloso, acontece no próximo dia 05, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 11 horas. Participação especial do cantor e compositor carioca Luiz Melodia, um dos mais carismáticos artistas da Música Popular Brasileira. Os ingressos custam R$ 1,00 (inteira), e serão vendidos no mesmo dia a partir das 9 horas, com acesso imediato do público. O Domingo no TCA conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado e Funceb. O Bloco Cortejo Afro foi criado em 1998 na comunidade de Pirajá, em Salvador, no dia 02 de julho, data da Independência na Bahia. Foi idealizado pelo artista plástico e designer Alberto Pitta. Sua origem, no terreiro de candomblé Ilê Axé Oiá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força. "Resgatar as cores, sons e ritmos do carnaval, que o tempo se encarregou de apagar, tornando a maior festa popular do mundo, numa pasta só", afirma Pitta, sobre a sua motivação para criar o bloco.

MISTURA DE SONS
Com trajes exuberantes, alegorias e performances, os integrantes do Cortejo Afro se apresentam com a predominância do branco sobre branco, o azul e prata, que são cores de Oxalá. Já os grandes e famosos sombreiros, segundo Pitta, "visam passar o visual dos reinados das tribos africanas, especialmente de Benin, Costa do Marfim, dentre outros países do continente." O artista, inclusive, trabalha com roupas com influência afro, criando modelos para afoxés e blocos como, por exemplo, as fantasias do Olodum. A Banda Cortejo Afro traz uma percussão que se diferencia das demais, por apresentar uma mistura de ritmos africanos mesclados às batidas eletrônicas e ao pop, intitulada de "revolução musical afro-baiana." Seus percussionistas, mestres e cantores, entre eles Valmir de Brito, Portella Açúcar, Claudya Cos'tta e Marquinhos Marques, e as performances de Veko Araújo dão o brilho da festa, fazendo o público cantar e dançar. No currículo da banda estão shows em Córdoba e Mendonza (Argentina); Festival de Cultura Afro Colombiana (Bogotá), Lavagem de Madeleine (Paris); apresentações em Buenos Aires, Santiago, Lisboa e Berlim, e a participação no Movimento Afro Pop Brasileiro desde 2006.

OUTRAS PALAVRAS
Em 2012, o Cortejo Afro desfilará com tema "Outras Palavras", em homenagem ao cantor compositor baiano Caetano Veloso. O tema também faz uma metáfora sobre a África e as referências religiosas, estéticas e musicais, que influenciam toda a concepção artística da entidade. Participarão três mil foliões e bateria com 200 percussionistas, dos quais 60 vêm da Europa; ala com 200 senhoras da 3ª idade; e 100 baianas tradicionais. Artistas como Arto Lindsay, Davi Moraes, Caetano, a cantora islandesa Björk e Dog Murras, além de terem participado dos concorridos ensaios pré-carnavalescos no Centro Histórico, também já desfilaram com o Cortejo Afro.

LUIZ MELODIA
Trata-se de um dos mais carismáticos artistas da Música Popular Brasileira, nascido no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro. Melodia possui um estilo irrequieto, elegante e muito peculiar de interpretar os mais variados estilos de canções, do samba ao blues, do pop ao rock. Sua bela e poderosa voz consagrou composições como "Pérola Negra", ´"Ebano", "Estácio, Holly Estácio", "Magrelinha", "Juventude Transviada" e "Codinome Beija-Flor",

SERVIÇO: Domingo no TCA: Cortejo Afro
Quando: 05 de fevereiro 2012 - DOM - 11h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves, Salvador BA

Quanto : R$ 1,00

Fonte : TCA (30/01/2012) - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br