carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Sesp ajusta esquema de trabalho para o Carnaval
bastidores da folia
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia


Em reunião realizada nesta segunda-feira (6) com a presença do secretário de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Marcelo Abreu, coordenadores e assessores, foram definidos os detalhes das ações para o Carnaval 2012, que serão implementadas pela Sesp, nos mais diversos setores, a partir da próxima quarta-feira (15). Segundo o secretário Marcelo Abreu, a Sesp atuará em parceria com outras secretarias da administração municipal diretamente envolvidas com o evento. "O trabalho será intenso e exaustivo, pois estaremos nos circuitos praticamente 24 horas por dia. Montamos nosso cronograma de atuação com boa antecedência para que tudo saia de acordo com o planejado. Teremos um grande contingente de pessoas nos circuitos. Tenho certeza de que proporcionaremos tranquilidade a quem vai participar do Carnaval e à população em geral", explica.
Comércio informal - Um total de 3074 funcionários vão trabalhar nos três circuitos principais (Barra-Ondina, Centro e Pelourinho), e bairros onde ocorrerá a festa. Durante 24 horas, todos os dias, 2100 fiscais vão ordenar o comércio informal, garantindo a atividade dos 2710 ambulantes cadastrados na Sesp e evitar a presença de comerciantes irregulares. As equipes de fiscais terão apoio de 390 agentes da Guarda Municipal, que irão contribuir com a vistoria dos ambulantes. Este ano, a Sesp vai instalar barreiras em todas as vias de acesso aos circuitos, com o objetivo de evitar o acesso de comerciantes não licenciados, obstruindo o espaço público e criando problemas diversos.
Equipes volantes, que ficarão espalhadas pelas ruas da festa, circulando e realizando as vistorias, também estarão presentes para garantir que excessos não sejam cometidos, como a utilização de equipamentos proibidos - principalmente, carrinhos de mão, espetinhos e garrafas de vidro, que podem por em risco a integridade física dos foliões -, e que possíveis ambulantes irregulares sejam imediatamente retirados das ruas. As mercadorias apreendidas serão levadas para o depósito da Sesp, localizado na Avenida San Martin, e só poderão ser retiradas após o Carnaval, mediante pagamento de multa, que varia de acordo com o peso e o tipo dos produtos.
Doze postos fixos serão montados em posições estratégicas ao longo dos circuitos para dar o suporte necessário aos fiscais e orientar os ambulantes em caso de dúvidas. Além disso, 12 caminhões baús serão utilizados para realizar com agilidade o transporte das mercadorias apreendidas até o depósito da secretaria.

ILUMINAÇÃO PUBLICA
Para manter as vias do Carnaval bem iluminadas, a Coordenadoria de Iluminação Pública (CIP) terá 84 técnicos de manutenção em plantão permanente. As equipes ficarão espalhadas pelas ruas principais e de acesso aos locais em que ocorre o evento para realizar, imediatamente, os serviços de manutenção nas lâmpadas em caso de problemas pontuais. Foram instalados 669 projetores de 1000 watts e de 768 projetores de 400 watts, 3.220 novas luminárias e 68.867 metros de cordões de luz. Outra ação visando garantir a segurança tanto para os músicos dos trios elétricos quanto para milhões de pessoas que participam do Carnaval foi a retirada dos fios aéreos de alta tensão instalados de forma transversal nas ruas do circuito carnavalesco. A fiação subterrânea foi instalada ao longo dos circuitos Barra/Ondina e Campo Grande/Avenida. No total, são dez pontos críticos (seis no circuito Barra - Ondina e quatro no circuito do Campo Grande - Centro), indicados por músicos e pelos representantes dos trios elétricos, que sofreram intervenções com a instalação da fiação subterrânea.

SALVAMAR
Com o aumento do número de visitantes e considerando que o período momesco compreende sete dias, as praias estarão bastante movimentadas. É atribuição da Salvamar orientar os banhistas e evitar que aconteçam possíveis ocorrências de afogamentos. A extensão da orla de Salvador terá 265 agentes da Salvamar. E, mesmo não sendo sua área de atribuição, o órgão também terá salva-vidas no circuito do Carnaval no trecho que compreende o Porto da Barra até a praia de Ondina, região de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Os agentes vão trabalhar em três turnos, em nove postos que serão montados ao longo das praias do trecho, e contarão com o apoio de três kombis que ficarão circulando pela região para dar o suporte necessário e garantir agilidade no atendimento a quem tiver problemas durante o banho de mar.

DEFESA DO CONSUMIDOR
Durante a festa, estabelecimentos comerciais - restaurantes, lanchonetes e espaços gourmet - funcionam com complexas estruturas nos camarotes oferecendo todo tipo de produtos e serviços. Para ordenar este tipo de comércio, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) vai atuar junto aos estabelecimentos, fiscalizando a qualidade dos produtos e os preços cobrados, para que seja respeitado o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Foram designados 160 profissionais para atuar em tempo integral nos camarotes. Outra atribuição da Codecon será fiscalizar com rigor o cumprimento da Lei Anti-Fumo que impede o fumo em recintos fechados.

Fonte : Saltur/ Sesp - 07 fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br