carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Mercado Modelo completa 100 anos
Programação especial foi montada em homenagem a um dos principais cartões-postais de Salvador


Centro de referência cultural do mais puro artesanato baiano e nordestino, e templo da tradicional culinária baiana, o Mercado Modelo completa, nesta quinta-feira (2), 100 anos de existência como um dos principais cartões-postais de Salvador. Para comemorar o centenário, a Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), administradora do local, iniciou uma programação especial para celebrar o ano.
As celebrações serão iniciadas às 9 horas, com uma missa para os 263 permissionários e 100 ambulantes cadastrados da praça Cayru, na Igreja da Conceição da Praia, com a presença da imagem da santa que fica no altar do mercado. Às 10 horas, os participantes seguem em cortejo até o monumento, levando a imagem que, antes de percorrer todos os boxes, vai participar do abraço simbólico ao local. No segundo andar, será apresentado o show folclórico e, em seguida, um bolo de um metro de comprimento será servido ao público, encerrando a programação do dia.
Segundo o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, com os festejos representam não apenas uma homenagem ao Mercado Modelo, mas, principalmente, à celebração da cultura do povo baiano. “Aqui estão reunidos o artesanato, a culinária e o jeito de ser da população do nosso estado, além de demonstrar também a resistência do nosso povo”, destacou, relembrando os incêndios ocorridos no local.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento do Produto Turístico da Saltur, George Barreto, depois de ter passado por uma reforma em 2009, para atender cada vez melhor os visitantes, o Mercado Modelo ampliou o estacionamento para veículos de turismo e acaba de implantar um elevador especial para portadores de necessidades especiais, inaugurado no último dia 16 de janeiro pela Prefeitura. Neste período do verão, foi reaberta a temporada de eventos no Mercado Modelo, às sextas e sábados, com shows musicais dos Filhos de Jorge e Mania de Sambar na área. A ação é realizada através de um termo de compromisso firmado pela Prefeitura com o Ministério Público, desde 2010, que deu a oportunidade de oferecer mais uma alternativa de espaço para manifestação da cultura e da música baiana e entretenimento.

MERCADO MODELO
mais informações
confira aqui

Fonte : SALTUR - 02/01/2012 - 08:35:37

volta | contato

www.carnaxe.com.br