carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Lavagem do Bonfim tem participação de sambistas da Portela
bastidores da folia
12 de janeiro 2012 - Salvador BA


Baianos e turistas caminharam lado a lado e desfrutaram de um clima de fé e paz, nesta quinta-feira (12), durante a tradicional Lavagem do Bonfim que movimentou os bairros da Cidade Baixa, em Salvador. O percurso de oito quilômetros, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, foi coberto por um cortejo que mais parecia um tapete branco em homenagem ao Senhor do Bonfim, na Bahia sincretizado no Candomblé com o orixá Oxalá. O diferencial da festa este ano foi a participação da escola de samba Portela, que vai homenagear a Bahia e suas festas populares no Carnaval do Rio de Janeiro. Passistas, mestre-sala e porta-bandeira encantaram os baianos que também caíram no samba. Os cariocas foram recebidos pelo governador Jaques Wagner e pela primeira-dama, Fátima Mendonça, além do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e de outros gestores estaduais.
“Para nós, da Portela, é muito bom estar aqui na Bahia vivendo o que nós vamos cantar no Carnaval do Rio. O axé da Bahia vai nos ajudar a ser a melhor escola de samba deste ano. Temos o melhor samba-enredo”, disse o mestre-sala portelense, Jeferson Souza. Já a porta-bandeira, Jeane Martine, se disse encantada com o clima da festa baiana. “Nunca vi nada igual. É muito emocionante”.
Para o secretário Domingos Leonelli, a Lavagem do Bonfim é uma das principais festas populares da Bahia. “A festa do Bonfim é a maior festa de rua depois do Carnaval. Ela tem a alma do baiano e reflete a pluralidade da Bahia, que só se vê aqui”, comentou o secretário.
Turistas marcam presença na Lavagem – As rodas de capoeira, bandas de sopro e grupos de samba espalhados pelo percurso encheram o caminho de magia, chamando a atenção dos turistas. A polonesa Madalena Maladira era uma das que não queriam desgrudar dos músicos que acompanhavam a festa. Há um mês na Bahia, a turista contou que sempre desejou participar da Lavagem do Bonfim, mas nunca conseguia viajar nesse período. “As festas durante o dia são muito boas, eu gosto muito. Estou me divertindo e gostando muito da presença do povo, que aqui é muito ligado à religião”, contou.
Com a chegada do cortejo à Colina Sagrada, foi a hora do Padre Edson Menezes abençoar os fiéis e autorizar o início da lavagem das escadaria da Igreja do Senhor do Bonfim, uma tradição que completa 258 anos. A principal festa religiosa da Bahia e segunda maior manifestação popular do Brasil, a Lavagem do Bonfim, acontece na segunda quinta-feira após o Dia de Reis. Em 2012, a festa será comemorada no dia 12 de janeiro. As homenagens tiveram início em 1754, quando a imagem do Senhor Crucificado - trazida em 1745 pelo Capitão do Mar e Guerra da Marinha Portuguesa, Teodósio Rodrigues - foi transferida da Igreja da Penha, em Itapagipe, para a sua própria Igreja, na Colina Sagrada.
Baianas vestidas com trajes típicos dão início ao ritual, carregando vasos com água-de-cheiro (mistura de seiva de alfazema com água de flores) para lavar as escadarias e o adro do templo. Milhares de pessoas participam da celebração, vestidas de branco em homenagem a Oxalá, divindade do candomblé que é associada ao Senhor do Bonfim. Enquanto as baianas lavam os degraus da escadaria, os fiéis cantam o hino de louvor ao Senhor do Bonfim.
A tradição de lavar o adro da igreja com água-de-cheiro nasceu do trabalho dos escravos, que faziam a preparação do local para a novena em louvor ao Senhor Crucificado. A lavagem foi proibida pela Arquidiocese de Salvador, em 1889, mas voltou a ser realizada nos anos 1950, com a participação de adeptos do Candomblé. Hoje, reúne fiéis de todas as crenças e credos.
O cortejo sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, seguindo até o alto do Bonfim, em um percurso de oito quilômetros. Paralelas às atividades religiosas, acontecem festas profanas, em locais particulares, com shows de artistas baianos ligados à “Axé Music”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

EDIÇÕES BONFIM

2012 - Bonfim Beach
2012 - Bonfim Light Privilege
2012 - Enxaguada du Bonfim


Fonte : SeTUR Salvador - janeiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br