carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome




      


Projeto Samba no MAM homenageia vida e obra de Rubem Valentim
cultura e diversidade
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)


O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, no Pátio Flamboyant (Salvador BA), o projeto Samba no MAM. O encontro, protagonizado pelo Samba Gia – Grupo de Intervenção Ambiental, tem a proposta de homenagear a vida e a obra do artista baiano Rubem Valentim, cujas obras estão expostas no Casarão do museu até 12 de fevereiro.

A iniciativa se relaciona diretamente com o pensamento de Rubem Valentim que, através do Manifesto Ainda que Tardio, descreveu a sua relação com a música e a cultura popular: “minha arte tem um sentido monumental intrínseco. Vem do rito, da festa. Busca as raízes e poderia reencontrá-las no espaço, como uma espécie de ressocialização da arte, pertencendo ao povo”.

O Samba Gia – Formado por artistas visuais, designers, arte-educadores e músicos, o Gia busca refletir, de maneira irônica e simples, o modo com as pessoas interagem com os elementos ao redor. “Quanto mais a gente diminui as barreiras entre a sociedade e a arte, seja ela de qualquer tipo, mais contribuímos para a democratização do que se produz em termos de ideias. Qualquer iniciativa desta natureza é bastante positiva”, reflete Luiz Parras, integrante do grupo.


Fonte : Secult BA - 17 janeiro 2012 - 09H01

volta | contato

www.carnaxe.com.br