Nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro, às 21h, o Centro Histórico receberá o maior reisado da Bahia: Terno da Alvorada. A folia de Reis, que faz parte do Projeto Festas da Diversidade no Pelô, recebeu o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) para comemorar um momento histórico na sua trajetória. Os quase 300 componentes, na sua maioria da Terceira Idade, se reunirão para marcar os 30 anos desde a primeira vez em que as ruas do Pelourinho receberam o desfile do maior terno da Bahia.
De acordo com Maria do Socorro Barros, comerciante da região e uma das coordenadoras do reisado, é a primeira vez em anos que eles conseguem um apoio cultural. “Estamos muito felizes e vamos comemorar em grande estilo o nosso aniversário. Foram anos de muitas dificuldades, mas nunca pensamos em desistir de sair pelas ruas do Centro Histórico”, assegura. Este ano, excepcionalmente, o grupo sairá do Largo do Pelourinho e seguirá pelas ruas em cortejo com muita alegria e música até a Lapinha. “É a primeira vez que faremos este trajeto, é longo, mas conseguiremos. Faz parte do nosso DNA superar as dificuldades”, diz Maria do Socorro que elogia o atual momento do Pelourinho. “Importante pontuar as mudanças que estamos tendo no Centro Histórico. Como comerciante aqui há anos tenho visto um esforço muito grande no sentido de revitalizar culturalmente a nossa região. A criação do CCPI tem sido importante e esperamos que ele possa ter cada vez mais autonomia para realizar seus projetos”, diz.
A história do Terno da Alvorada começou em 1982, quando um grupo de amigos decidiu se reunir para marcar o Dia de Reis, comemorado 6 de janeiro. Naquela época, de acordo com Socorro, o terno era conhecido como Ternos dos Malucos. “Isso porque fazíamos tudo improvisadamente, sem dinheiro, e no fim da festa recolhíamos recursos para pagar os músicos. O engraçado era que até o sofrimento era divertido. Para nós, era tudo motivo de festa”, explica. Este ano, o reisado recebeu o apoio do CCPI, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA). “Queremos marcar a nossa gratidão ao Centro que se sensibilizou com o nosso projeto e a nossa causa”, pontua.
Serviço : Programação Completa (Ruas do Pelourinho e Praça da Sé)
Dia 03 - Terça-feira - A partir das 17h
AUTO DE NATAL - ENTRADAS E BANDEIRAS: A RUA É NOSSA ALDEIA
CHEGANÇA DOS MARUJOS FRAGATA BRASILEIRA
CHEGANÇA DE MOUROS DE AREMBEPE
Dia 04 - Quarta-feira - A partir das 17h
AUTO DE NATAL - ENTRADAS E BANDEIRAS: A RUA É NOSSA ALDEIA
RANCHO PAPAGAIO (SAUBARA)
Dia 05 - Quinta-feira - A partir das 17h
AUTO DE NATAL - ENTRADAS E BANDEIRAS: A RUA É NOSSA ALDEIA
TERNO ALVORADA
Dia 06 - Sexta-feira - A partir das 17h
AUTO DE NATAL - ENTRADAS E BANDEIRAS: A RUA É NOSSA ALDEIA
LINDROAMOR - SÃO FRANCISCO DO CONDE
Dia 07 - Sábado - A partir das 17h
AUTO DE NATAL - ENTRADAS E BANDEIRAS: A RUA É NOSSA ALDEIA
GRUPO CULTURAL CARETAS DE DODÔ DE ACUPE
BANDA VERDE ROSA
GRUPO CULTURAL QUEIMADA DA PALHINHA (SIMÕES FILHO)
Fonte : Pelourinho Cultural - 03/01/12 - 13:29h
volta | contato
|