carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Ensaios do Batifun e Mametto e a solidariedade do Alvorada marcam noite no Centro Histórico
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.


Ontem a noite no Pelourinho, dia 13 de janeiro, foi animada pelo Samba da Alvorada no Largo Quincas Berro d’Água; Batifun, no Largo Pedro Archanjo e Mametto, no Largo Tereza Batista. Os eventos fazem parte da programação de janeiro do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) e marca as atividades da alta estação no Centro Histórico.
O movimento de pessoas começou cedo com a ação promovida pelo Bloco Alvorada que convocou seu fiel público a doar 400 gramas de leite em pó, em troca do ingresso para o Samba da Alvorada que reuniu alguns dos grupos de samba mais animados de Salvador. Para o professor Hilberto Augusto de Souza, o evento é importante para provocar nas pessoas a consciência solidária. “Às vezes esquecemos de doar ou simplesmente nos preocupamos com nossos próprios problemas, que não damos a devida importância para a solidariedade. Afinal de contas ajudar é preciso”, pontua. A festa reuniu diversas pessoas que encheram o Quincas Berro d’Água de alegria e solidariedade. O Alvorada deu o ponta-pé inicial na programação da noite, que seguiu com outro grupo de samba. Neste caso no Largo Pedro Archanjo, o Batifunapresentou o primeiro ensaio do ano e seguirá com suas apresentações durante todas as sextas-feiras do mês de janeiro. O público se deleitou com covers de Exalta Samba, Revelação e outros grupos de partido alto. A promessa no próximo ensaio é a participação do cantor Edson Gomes que animará a festa ao som do seu já conhecido e tradicional reggae. Para a comerciante Edvânia de Jesus Caldas, que não freqüentava o Pelourinho há dois anos, voltar e ver aquela festa era motivo de surpresa. “Frequentava muito o Pelourinho e por motivos pessoais ou simplesmente falta de oportunidade deixei de vir. Mas é bom voltar e ver que a energia do Centro Histórico continua envolvente e do bem”, disse.
No Largo Tereza Batista quem deu o tom de sofisticação e beleza foi o grupo Mametto. O largo minuciosamente decorado para receber um público ansioso por diversão foi uma atração a parte na noite do ensaio da banda. Sob a liderança de Ana Mametto, casa cheia e um repertório que prenunciou as novidades da banda que virão para o carnaval Bahia, a banda agitou com suas músicas e também de outros artistas baianos. O ensaio “Tudo Vira Som” mostrou o que o grupo está preparando para o a festa baiana. “Vamos trazer ainda muitas surpresas antes de ir para a avenida e mostraremos tudo aqui no Pelourinho: a nossa casa”, prometeu a vocalista.

Fonte : Pelourinho Cultural - 15/01/12 - 14:18h.

volta | contato

www.carnaxe.com.br