carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Roberto Mendes e Ókanbí marcam noite no Pelourinho
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias


Hoje (25), a festa fica por conta de Dão no Largo Tereza Batista, às 21h Ontem (24), o Centro Histórico de Salvador foi palco das homenagens ao Recôncavo Baiano, no Largo Pedro Archanjo, e do concurso cultural Ókanbí, que pretende revelar a mais nova voz do som afro-baiano. No júri, estrelas como Tonho Matéria, Márcia Short, Portela Açúcar e Aloísio Menezes avaliaram a performance dos candidatos que soltaram a voz com composições próprias e muito estilo. Os eventos fizeram parte da agenda cultural do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), que vem dinamizando os espaços do Centro Histórico de Salvador.
A programação de verão no Pelourinho vem contando com ensaios, apresentações teatrais da Temporada Verão Cênico e muito calor humano. Os Largos têm recebido um público crescente de baianos e turistas, como aconteceu ontem no show de Roberto Mendes – “Quem vem lá sou eu – Na fé, na festa, na dança”, que contou com a apresentação do cantor Tiganá Santana, e levou o público ao delírio com seu repertório em homenagem ao Samba de Roda do Recôncavo – reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade estabelecido pela Unesco. O salão foi aberto por D. Dalva. A matriarca do tradicional Samba de Suerdick entrou dançando e convidando o público para a roda de samba. “Agora que Dalva autorizou, podem dançar”, convocou Roberto Mendes. O carioca Adenilson Santos disse estar surpreso com a beleza do espetáculo. “Que coisa bonita estou muito encantado com tudo isso aqui. Quero levar para casa”, brincou.
A beleza do bloco afro Ókanbí, no Largo Tereza Batista, foi um dos destaques da noite. A apresentação no Centro Histórico contou com candidatos que mostraram todo o seu talento para se tornar a nova voz afro da Bahia. A cereja do bolo da noite, entretanto, foi a apresentação de quatro importantes nomes da música baiana. As vozes de Aloísio Menezes, Portela Açúcar, Márcia Short e Tonho Matéria deram o tom especial às músicas do Olodum, Ilê e Muzenza. “Estamos muito felizes em estar aqui, fazendo parte dessa festa, que tem como objetivo revelar uma nova estrela e que ela possa nascer aqui no Pelourinho”, pontuou Márcia, que faz show no Largo Pedro Archanjo no próximo sábado (dia 27), às 21h.
Hoje (25) a programação segue com Dão, no Largo Tereza Batista e Caravana da Arte, no Largo no Quincas Berro d’Água, ambos às 21h.

Fonte : Pelourinho Cultural - 25/01/12 - 14:54h

volta | contato

www.carnaxe.com.br