carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Pelourinho em clima de Carnaval com os 70 anos do pau elétrico e escolha do “Negro Lindo” dos Negões
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias


A programação do dia 26 de janeiro, no Centro Histórico, já estava no completo clima de carnaval. No Largo Tereza Batista a guitarra baiana de Armandinho abriu a agenda cultural do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e reuniu uma legião de fãs e adeptos dos carnavais do tempo da velha fubica. Neste mesmo clima, no Largo Pedro Archanjo, os tambores d’Os Negões entoavam músicas afros para anunciar o início do concurso “Negro Lindo”, que elegeu o seu representante para o carnaval de 2012 e que acompanhará o bloco afro durante todo o ano. A noite foi marcada por convidados ilustres como Márcio Victor (Psirico) e Luiz Caldas no show da banda Armandinho Dodo & Osmar, que celebrou o início dos 70 anos do pau elétrico. Por sinal, esta é uma das homenagens que o Carnaval do Pelourinho fará este ano. A inconfundível guitarra baiana encheu de entusiasmo o publicitário Edvaldo Gusmão, que brincou com a própria idade. “Não tenho 70 anos, mas reconheço a qualidade da verdadeira música baiana. Essa música com certeza ficará para sempre e resistirá a gerações inteiras”, assegurou. O Pelourinho foi palco para músicas como Marcha do Remador (Se a canoa não virar), Chão da Praça e outros sucessos que marcam o início do trio elétrico e que levaram o público ao delírio. A estudante Janaina Amador Souza, que foi ao show a convite das amigas, se surpreendeu. “Isso aqui é muito bom, a festa está linda, o lugar está maravilhoso e a música é de enlouquecer. Chega logo, carnaval”, brincou. Foram mais de três horas de festa e o público ficou sedento por mais música e guitarra baiana. A gerente comercial Luciana Caldeira se diz frequentadora assídua do Pelô há anos. “Sempre trabalhei no Comércio e sempre vim ao Centro Histórico. Neste verão, tenho vindo para quase todos os ensaios e amo este lugar. O Pelourinho é mágico, cheio de significado e simbologia. Amo demais”, entusiasmou-se.

Os Negões – No Largo Pedro Archanjo a festa ficou por conta do bloco afro Os Negões em uma noite mais que especial. Com o tema “A Nova Angola” definido para o Carnaval 2012, o bloco reservou a maior parte da noite para homenagens e eleger o negro lindo que o representará na folia momesca. Diversas comunidades de Salvador, entre elas as quilombolas, participaram da festa. O grande homenageado da noite foi o ator e ativista Jorge Washington que, visivelmente emocionado após receber a premiação da diretora do CCPI, Arany Santana, agradeceu o reconhecimento e convocou a juventude negra à reflexão. “Precisamos estar preparados com conhecimento e formação para combater o racismo. A militância é importante, do contrário, passam por cima de nós”, pontuou. A outra parte do show foi para escolher o “NegroLindo”. Oito candidatos dançaram e apresentaram todos os seus dotes e habilidades com a musicalidade afro. O eleito de 2011, Vagner Filipo, de 23 anos, estava na expectativa para passar a faixa. “Representei Os Negões durante todo o ano de 2011. Isso aqui não é somente um concurso de beleza, é também uma forma de nos valorizar e nos reconhecer como negros que precisam ser respeitados”. Após a performance dos oito candidatos, o vencedor da noite, Denilson Moisés, foi o eleito. O estudante de 19 anos representará o bloco afro, que comemora 30 anos de existência. Haja responsabilidade!

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Fonte : Pelourinho Cultural - 28/01/12 - 17:44h

volta | contato

www.carnaxe.com.br