carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Programação musical do Pelourinho continua a todo vapor
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)


Depois do encerramento do Ciclo de Festejos Juninos e da comemoração ao 2 de julho, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), mantém a programação musical do Pelourinho a todo vapor. Desde a tarde de ontem (07) diversas atrações movimentaram os largos do Centro Histórico.
No largo Pedro Archanjo, alunos do curso de gestão de eventos da Faculdade de Jorge Amado realizaram o show ‘Lugares Amados’ como atividade acadêmica da graduação. No repertório da banda ‘Amados Jorge’, formada exclusivamente para o evento, músicas como Gabriela e O Bem do Mar, que foram trilha sonora de novelas, filmes e minisséries baseadas nas obras de Jorge Amado, foram cantadas pela banda e ovacionas pelo público.
“Esse evento é resultado do esforço de toda a turma. Escolhemos realizá-lo no Pelourinho por conta da cenografia do local, que remete muito bem às obras e às ideias de Jorge Amado. Sou moradora do Pelourinho e tenho observado o esforço do CCPI em fomentar as atividades culturais no local, principalmente quando realizadas por moradores. O Centro foi o nosso principal apoiador”, disse a figurinista Luciana Pires, uma das responsáveis pelo projeto.
No largo Quincas Berro D’Àgua, a banda pernambucana Pouca Chinfra, animou baianos e turistas que foram ao local curtir um bom samba. O professor universitário Marco Aurélio estava entre os que ensaiavam alguns passos do ritmo. “Este samba me lembra a Lapa, no Rio de Janeiro. Sou carioca e adoro quando consigo unir o útil ao agradável. Aqui eu consegui unir duas paixões: samba e história”, observou Marco referindo-se ao conjunto arquitetônico e histórico do Pelourinho. No largo, a noite foi encerrada com o samba regional da banda Pirambeira, que manteve a animação até o final da noite.
A noite foi de comemorações no largo Tereza Batista. As bandas Nova Saga e Aspiral do Reggae realizaram o show ‘Celebrando Conquistas’ e contaram com a participação de diversos rappers. “Essa é uma noite de muita alegria para mim e para toda a minha família. Por isso estamos todos juntos celebrando essa vitória”, disse a produtora musical, Jussara Santana, referindo-se à ida do seu filho Akani Makindê para um intercâmbio cultural na Inglaterra. “Comigo vão outros jovens do Pelourinho que escolheram a música como profissão e como inspiração”, disse o jovem Akani.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Fonte : Pelourinho Cultural (09/07/12 - 12:58h)- julho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br