carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Banda A Mulherada presta homenagem a Luiz Gonzaga
Centro de Culturas Populares e Identitárias


O suingue das batidas da percussão deste grupo formado apenas por mulheres muda o ritmo para o Forró e agita o Pelourinho em duas apresentações Conhecida pela batida poderosa da percussão, a banda A Mulherada apresentará o projeto “Asa Branca”, neste mês de comemorações juninas no Pelourinho. O projeto tem o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que busca incentivar as ações culturais no Centro Histórico, através da promoção de eventos que valorizem a cultura local, como o autêntico ritmo nordestino Forró. A apresentação do grupo é uma homenagem a Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos em 2012. As apresentações ocorrerão nos dias 02 e 09 de junho (sábados), a partir das 20h, no Largo Tereza Batista. As convidadas para o primeiro sábado serão as meninas da banda Chita Fina, que também prestarão homenagem ao rei do Baião e grande responsável pela popularização da música nordestina para o mundo.

Antes da apresentação, será exibido um vídeo de quinze minutos com a trajetória de Luiz Gonzaga, narrando como um sertanejo nascido em uma pequena e pobre cidade do interior de Pernambuco se tornou um ícone para a cultura popular nordestina. “Queremos que as novas gerações vejam que a música rompe barreiras, mostrando o exemplo deste extraordinário cantor e compositor nordestino, que foi o Gonzagão, como era carinhosamente chamado.

 

Para adaptar o som da percussão, A Mulherada sofreu algumas adaptações. “Fizemos uma releitura da nossa banda e teremos no palco a tradicional formação de um trio nordestino, com o triângulo, a zabumba e a sanfona, além de outros instrumentos. Toda a ambientação, desde o figurino das nossas belas artistas até a decoração do Largo Tereza Batista fará com que o público sinta o clima do interior”, explica a produtora Mônica Kalile.

Antes do grupo subir ao palco, quem abrirá os trabalhos será a poetisa Jocelia Fonseca, que faz parte do grupo Importuno Poético. Ela declamará uma poesia que o cantor e compositor Benito de Paula fez em reverência a Luiz Gonzaga. “Queremos brindar a uma noite de celebração e arte de um grande ícone da música popular brasileira, Luiz Gonzaga. Para isso, faremos uma mistura com outro fantástico grupo formado só por mulheres, o Chita Fina”, afirma Mônica.

A mulherada, que tem onze anos de estrada, já se apresentou em algumas oportunidades no Pelourinho e por diversos palcos espalhados pela capital baiana e outras cidades brasileiras, sempre divulgando a cultura afro-brasileira. As belas mulheres tocaram ao lado de consagrados artistas como Sandra de Sá, Lazzo, Mariene de Castro, Gerônimo, Luiz Caldas, Margareth Menezes, Márcia Freire e Gilberto Gil, além de bandas como o Olodum e o Malê Debalê.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço : 02 e 09 de junho 2012 - 20h
Onde: Largo Tereza Batista, Pelourinho - Salvador BA
Quanto: R$ 10

Fonte : Cultura BA Gov (28/05/12 - 15H05) - junho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br