Decoração temática, shows gratuitos, segurança e muita música de qualidade compõem o São João do Pelô em 2012
Esse ano, o São João no Centro Histórico da capital baiana promete encantar o público local e turista. O forró, que já começou no Pelô desde o início do mês, terá, entre os dias 21 e 24 de junho, endereço certo nos seis palcos localizados no Pelourinho. Ao todo, serão mais de 60 atrações durante os quatro dias de festa. O evento, realizado pelo Governo do Estado da Bahia através das Secretarias de Cultura e de Turismo, conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias. A festa acontece da Praça Municipal até a Ladeira do Taboão, envolvendo os largos do Pelourinho num verdadeiro arrasta-pé do bom.
O arraiá vai acontecer no Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Largo do Pelourinho e Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água. No Terreiro de Jesus, o forró começa sempre às 18h, e contará com artistas consagrados como Zelito Miranda, Estakazero, Adelmário Coelho, Targino Godim, Cangaia de Jegue e Val Macambira, entre outros. Já no Largo do Pelourinho, os shows começam a partir das 20h30. Marcarão presença nesse palco, por exemplo, o Bando Virado Moi de Coentro e A Volante do Sargento Bezerra.
Mas no Pelourinho, o forró não para! Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’água durante o São João terão duas atrações a cada noite. O público poderá curtir xote, xaxado e baião com artistas como a Banda Flor do Cangaço, Flor Serena, Celo Costa e Pé de Fulô, começando sempre às 21h.
Na Praça Municipal, a animação ficará por conta das quadrilhas de São João. O concurso de quadrilhas, existente desde 2008, já se inicia nesta quarta-feira (20) às 18h. Nos dias 23 e 24, começará mais cedo, às 16h. Shows também animarão o público após as apresentações dos grupos, começando sempre às 23h.
Mais um palco no Cruzeiro de São Francisco animará a festa. Também com duas atrações por noite, o arrasta-pé aos pés de um bonecão de mamulengo representando o rei do baião, Luis Gonzaga, começará às 20h, fazendo toido o povo dançar ao som de artistas como Forró no Kilo e Zé Honório e Banda Visgo de Jaca
A homenagem a Luiz Gonzaga, que completaria em 2012 seu centenário, caso estivesse vivo, é a marca desse São João. O rei do baião está presente em toda a decoração que dá o ar de festa ao Pelourinho. Representações do artista, bem como imagens de toda a discografia de Gonzaga enfeitam pórticos e portais no Centro Histórico. Ele estará presente também no repertório dos artistas, que não deixarão de cantar clássicos como “Asa Branca” e “Assum Preto”.
Pra quem fica em Salvador o São João do Pelourinho é a opção de sentir o clima de interior, estando na capital. Os casarões e ruas de pedra trazem a sensação de se estar numa vila, o que torna o Centro Histórico ideal pra quem quer curtir o verdadeiro São João, sem sair da cidade.
Fonte : Cultura BA (20/06/12 | 11H06) - junho 2012
volta | contato
|