carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Espetáculo Olorum está em cartaz no Espaço Xisto Bahia
cultura e diversidade
De forma lúdica, o universo afro-brasileiro será apresentado ao público infanto-juvenil


Na tradição mitológica da cultura Yorubá, Olorum é o deus supremo que orientou seus filhos, os orixás, para a criação do mundo e dos homens. Para desvendar esse e outros mitos da cultura africana, o grupo Narrativas Teatrais e Audiovisuais – Grupo NITA, abre a temporada de “Olorum”, primeiro trabalho em artes cênicas do grupo. O espetáculo entra em cartaz no teatro Espaço Xisto Bahia (Barris), de 12 de maio a 17 de junho, aos e sábados e domingos, sempre às 16 horas. O ingresso custa R$ 5 (meia).

De forma lúdica, o universo afro-brasileiro será apresentado ao público infanto-juvenil, a partir da interpretação dos atores Leandro Villa (Labirintos: Um espetáculo Itinerante), Jussara Mathias (As Velhas/Capitães da Areia/Filme) Marinho Gonçalves (Alugo Minha Língua/ Capitães da Areia), e Mariana Freire (Casa Numero Nada/ O Homem que Não Dormia) para os deuses Olorum, Oxalá, Exu, Oduduwa, Iku e Iansã. Na trama, Olorum decide criar o universo, confiando a missão a Oxalá, que por fim acaba precisando da participação de todas as entidades. A coreografia foi criada pelo Denys Silva que conta ainda no palco com também bailarinos Claudionor Neto e Beatriz Costa. O espetáculo conta ainda com participação mais que especial de Gideon Rosa que vaz a voz de Olorum.

Dirigida por Elisa Mendes (Joana D’ Arc), com texto de Gildon Oliveira (Alfazema e Suor), através de diálogos, coreografias, instrumentos musicais, sonoplastia, adereços e elementos cênicos, além da mensagem de respeito, humildade, determinação e redenção, pretende ampliar o significado da cultura africana e fazer com que os jovens construam sua própria reflexão e vivência a partir de uma outra visão sobre o estopim do mundo. Como parte do processo de formação de público, o NITA disponibilizará 60 ingressos por semana para alunos da rede pública de ensino.

“Existe uma carência de espetáculos com esta temática. É preciso reparar a lacuna que existe sobre o papel do afrodescendente em todo o cenário nacional. O Grupo NITA pretende construir um repertório de lendas africanas através de narrativas teatrais e audiovisuais”, afirma a diretora Elisa Mendes.
A produção do projeto “Olorum” fará dois ensaios abertos para alunos dos cursos de arte da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o público em geral. Além disso, serão realizados dois debates com a presença do autor, diretora e elenco.

SERVIÇO : 12 maio à 17 de junho de 2012 - 16h - Sabados e domingos
ONDE: Teatro Espaço Xisto Bahia (Barris), ao lado da Biblioteca Central - Salvador BA
QUANTO: R$ 5,00 (meia)

Fonte : Cultura BA Gov (16/05/12 - 10H05) - maio 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br