carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Baiana System e Aspiral do Reggae lotaram o Pelourinho
pelourinho cultural
Shows movimentaram as ruas do Pelô na noite de sábado (12)


A noite de sábado, dia 12 de maio, foi bem agitada no Pelourinho. Os shows das bandas Baiana System e Aspiral do Reggae lotaram os largos Pedro Archanjo e Tereza Batista, movimentando as ruas do Pelô. As apresentações contaram com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que tem por objetivo fomentar as expressões culturais de todo o estado da Bahia.

Extasiante. Foi assim que a publicitária Carina França (25) classificou o show realizado pela banda Baiana System, no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho. Assim como Carina, centenas de baianos foram conferir o show, que além de contar com performances impecáveis da banda, contou com um show a parte protagonizado por Luiz Caldas, convidado da noite, que tocou com maestria a sua guitarra baiana. “A Baiana System tem uma linguagem particular que já torna o show especial. Tocar com a banda, aqui no Pelourinho, com a energia que esse lugar emana dos orixás, é maravilhoso”, disse Luiz Caldas, que tocou, além de outras músicas, Tem Luz na Cauda da Flecha, música de André Abujamra em homenagem ao orixá, Oxóssi. O público acompanhou a performance da Baiana System durante todo o show, cantando e dançando ao som do ragga, além dos outros ritmos que compõem o som da banda e que tem influências das culturas brasileira, africana e jamaicana.

No largo Tereza Batista, foi a Aspiral do Reggae que fez o show da noite, levando a plateia ao delírio. Inspirada na frase “Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”, dita por Bob Marley, a banda, que tem como líder, Kamaphew Tawa, prestou a sua grande homenagem aos 31 anos de morte do rei do reggae, Bob Marley. O cantor falecido em 11 de maio 1981 é homenageado por fãs em todo o mundo. Em Salvador, a data é decretada como Dia do Reggae através da Lei 5.817/2000. “Essa lei é o resultado de uma grande luta de todos nós do movimento do reggae. Queremos que a cultura do reggae seja ensinada também nas escolas”, disse Jussara Santana, produtora da Aspiral. “Esse é um show em homenagem ao grande mestre, que deixou um legado imenso para todos nós” disse Tawa, que incluiu em seu repertório músicas clássicas de Bob. “O dia do reggae é um evento cultural de consciência que serve para mostrar para as pessoas como o ritmo e o movimento rastafári são importantes para todos nós”, disse o operador de telemarketing, André Miranda (27), enquanto curtia o som da Cativeiro Roots, uma das convidadas da noite.

Fonte : Cultura BA Gov ( 14/05/12 - 11H05) - maio 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br