carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome




      


Em nova temporada peça Encontro das Yabás volta aos palcos
folia e diversidade


O encontro da diversidade, das memórias de uma comunidade e seus anseios. A apresentação espetáculo “O Encontro das Yabás”, formado por moradores da Boca do Rio e realizado pela ONG Bumbá – Escola de Formação Artística será realizada no Teatro Plataforma, às 15h, nos dias 09 e 10 de março e Teatro Solar Boa Vista, dia 11 de março, às 17h e convida o público para um passeio por uma história marcada pela união, amizade e sincretismo. A história passa pelas lendas do rio que deságua no mar, dos contos de pescadores, das lavadeiras na beira do rio, dos primeiros habitantes do bairro até os dias atuais.
Conflitos e alegrias são mostrados de forma single com seus conflitos e alegrias. O espetáculo Boca do Rio, Boca do Mar: o encontro das Yabás retrata os dilemas cotidianos de um bairro que é um dos remanescentes quilombolas da cidade de salvador, e é o lar de pescadores de xaréus. Local que na década de 70 e 80 era habitado pelos tropicalistas, que visitavam a praia dos artistas e o rio que desembocava no mar. “Na valorização da cultura popular, segue uma comunidade que não para de acreditar em um mundo melhor, resgatando e valorizando suas tradições, crianças e jovens, na perspectiva de novos ideais de vida”, diz o diretor da peça Eugênio Lima.
A peça retrata um dos momentos mais importantes para as culturas das comunidades a beira mar: a festa de Pescadores. “Unidos eles celebraram mais uma festa popular tradicional, numa demonstração de fé, organização comunitária e muita alegria”, resume.
Bumbá – Escola de Formação Artística é uma Organização Não-Governamental – com caráter de educação profissional, nas áreas de cultura, comunicação e arte, voltada para crianças, adolescentes e jovens. Atualmente está com acia. “Na Boca de Cena ”, formado por 16 integrantes com faixa etária entre 14 e51 anos, grupo piloto que reúne idades mistas para o desenvolvimento do primeiro trabalho artístico da instituição, o espetáculo “O Encontro das Yabás”que levanta questões referentes à Juventude e Cultura, num universo lúdico com danças, músicas e histórias sobre a comunidade onde eles moram.

FICHA TÉCNICA:
Coordenação da Cia.: Eugênio Lima, Roberto Santos e Ronaldo Magalhães
Direção: Eugênio Lima
Dramaturgia: Eugênio Lima e Cia. Na Boca de Cena
Gestão Cultural: Roberto Santos
Produção Executiva: Roberto Santos, Ronaldo Magalhães
Comunicação: Tatiane Sacramento
Figurino: Cássio Vinícius
Cenário: Deilton Jose
Preparação Vocal: Rose Silva
Coreografia: Lika Ferraro
Preparação de Ator: Ronaldo Magalhães
Iluminação: Geovane Nascimento

ELENCO
Amanda Moreira, Clóvis Has, Elton Joans, Vânia Cardoso, Edivânia de Jesus, Osvaldo Oliveira, Géssica Barbosa, Ícaro oliveira, Islânia Almeida, Jessiane Santos, Jorge Carvalho, Junior Moreira, Marcela Lima, Rafael carvalho, Uilen Oliveira.

O quê: Apresentação do espetáculo O Encontro das Yabas
Quando: 11/03/2012 - DOM - 17H
Quanto: R$ 5 e R$ 2,50 (meia)
Onde : Teatro Solar Boa Vista – Engenho Velho de Brotas, Salvador BA

Fonte : Secretaria de Cultura do Estado da Bahia 07/03/12 | 12H03 - março 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br