Os 463 anos da cidade de Salvador já estão sendo comemorados nos espaços culturais administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Com vasta programação durante todo o mês de março, o público apreciará exposições, palestras, oficina de dança e shows musicais, entre outras atrações, todas com entrada franca.
No Espaço Cultural da Barroquinha, a música instrumental sobe ao palco na segunda-feira (26), às 19h, com a apresentação de João Sebastião e o Quarteto de Cordas. Os Filhos de Gandhy fazem o show de abertura. Terça-feira (27), também às 19h, o Cortejo Afro se apresenta juntamente com a cantora Rita Braz. Na abertura, o espetáculo de dança CARDAN. O samba de roda do grupo Os Vendavais fará a festa para o público presente na quarta-feira (28), a partir das 19h.
No dia do aniversário da cidade, quinta-feira (29), a Barroquinha apresenta show de Reggae, com a participação de vários artistas, às 19h. Encerrando a programação do Espaço, na sexta-feira (30), também às 19h, o público apreciará a black music de Dão e a Caravana Black.
MUSEU DA CIDADE Com programação cultural acontecendo durante todo o mês de março, o Museu da Cidade comemora o aniversário de Salvador com exposição, palestra, contação de histórias e encontro com artistas.
“Um Olhar sobre Salvador” é a mostra que acontece na Sala de Exposição Temporária do Museu entre os dias 8 e 30 de março. Diferentes artistas plásticos do Centro Histórico expõem telas sobre a capital baiana. A Fundação da Cidade de Salvador será apresentada em palestra do historiador Agnelo Joaquim de Santana, no dia 15, às 10h, no Auditório do Museu.
Nos dias 16 e 30, às 10h, no Salão do Museu, a arte-educadora Petinha Barreto contará histórias sobre as lendas de Yemanjá e Oxossi, para alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino.
Dia 22, às 10h, na Sala de Exposição Temporária, o mestre Bule-Bule apresenta o seu Cordel Viva Salvador a estudantes da Rede Municipal de Ensino. Fechando a programação do Museu, no dia 23, às 10h, o artista plástico, arquiteto, poeta e escritor Almandrade conversará com convidados no Auditório, sobre as Artes Plásticas na Bahia, a partir da Escola Baiana de Pintura até os tempos atuais.
CASA DO BENIN
A Cidade de Salvador pode ser vista em duas épocas diferentes – anos 40 e 2005 – na exposição fotográfica “Salvador Ontem e Hoje”. Com imagens do acervo iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, a mostra está em exibição na Sala de Exposição Temporária, do dia 6 ao dia 25, das 9 às 17h.
Entre os dias 21 e 23, será inaugurado o Centro de Referência em Dança Negra, com workshop e exibição de vídeos sobre a Dança Negra. Dançarinos de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Bahia e Estados Unidos participam do evento, sob a coordenação de Elísio Pita. No Auditório, Quiosque e Salão de Oficinas, das 9h às 20h.
No dia 26, a Oficina de Dança CARDAN se apresenta no Quiosque, às 16h. Dia 28, às 16h, acontece, também no Quiosque, o Encontro de Capoeira e Maculê, com a Orquestra de Berimbau. Desfile de penteados afro, com a cabeleireira Negra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul, no dia 29, a partir das 16h.
Para encerrar, dia 30, entre 15 e 17h, o Quiosque receberá a aula espetáculo de Samba de Roda – com apresentação de grupos de Salvador e de cidades do interior – coordenada pelo presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Edvaldo Bolagi.
BIBLIOTECAS
Na Sala de Atividades Sociais da Biblioteca Edgard Santos, o artista plástico, arquiteto, poeta e escritor Almandrade conversa com convidados sobre as Artes Plásticas na Bahia, a partir da Escola Baiana de Pintura até os tempos atuais. Dia 21, às 10h.
Na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, na Liberdade, o público pode apreciar a exposição fotográfica “Um olhar sobre a Liberdade”, formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e por fotografias tiradas por crianças moradoras da região. Entre os dias 5 e 30 de março, das 9h às 17h.
No dia 16, às 14h, a Formação da Cidade de Salvador será apresentada na Sala de Consulta da Biblioteca Denise Tavares. O técnico da Casa do Benin e do Projeto de Coesão Pedagógica, Daniel Melo, proferirá a palestra “Influência da Cultura Africana na identidade Soteropolitana".
Dia 22, às 15h, a arte-educadora Petinha Barreto fará, na Sala de Consulta, a Leitura Orientada sobre a História da Cidade de Salvador, para crianças da Liberdade.
EDIÇÕES ANTERIORES
2011 - 462 anos
2010 - 461 anos
Fonte : Fundação Gregório de Mattos - 09 de março 2012
volta | contato
|