carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome




      


I Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)


Como parte da Celebração das Culturas dos Sertões, Encontro pretende reunir pesquisadores das artes e histórias dos sertões

As cantorias dos sertões, os versos do cordel, os cangaceiros e a guerra de Canudos integram a programação do I Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões. O professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Roberto Dantas, coordena as mesas “Fatos e casos no Cangaço”, “Conversando sobre Canudos” e “Arte sertaneja: múltiplas linguagens”. O encontro acontece nos dias 07 e 08 de maio de 2012, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, como parte da Celebração das Culturas dos Sertões.

O professor Roberto Dantas vê no encontro a possibilidade de divulgar as culturas, estórias e polêmicas que envolvem os sertões. “A retomada por parte do governo estadual de uma ação tão nobre, que busca reconhecer outras culturas da Bahia que não são valorizadas pela mídia, é importante, pois demonstra respeito a esta cultura e dá visibilidade a produção cultural dos sertões, possibilitando que se discuta políticas culturais para a cultura sertaneja popular das Bahia”, diz Dantas.

Além da sessão de convidados, o evento está com inscrições abertas até o dia 30 de março para as mesas de apresentação de trabalhos, que terão como temas “Os sertões no cinema”, “Identidades e modos de vida dos sertões” e “Os sertões pelas letras”. Para se inscrever, é necessário enviar um resumo expandido de no máximo duas páginas, com formatação conforme normas da ABNT, contendo título, nome do autor e palavras-chave, além de titulação, profissão e identificação dos vínculos do autor(es) com o tema em nota de rodapé. As inscrições deverão ser enviadas para o email culturadosertao2012@gmail.com.

Fonte : Pelourinho Cultural (22/03/12 - 13:34h)- março 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br