carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Salvador está no roteiro de grandes navios de cruzeiros neste verão
bastidores da folia


O primeiro grande navio a aportar no Brasil, para a temporada 2012/13, já está cruzando os mares, entre o continente europeu e o americano. O Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros, chega ao porto do Recife, no dia 9 de novembro, e depois navegará pelo litoral, passando pelas cidades de Salvador (dia 10), Ilhéus, Rio de Janeiro e Santos. O MSC Fantasia, com 4.363 passageiros, será o maior a aportar por aqui. Ele será um dos 15 navios que cumprirão roteiros na costa brasileira. Salvador se prepara para receber os turistas nas próximas temporadas, com a construção do novo terminal náutico do porto de Salvador e o bairro do Comércio revitalizado, ações já iniciadas pela Prefeitura Municipal. Segundo dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), desembarcaram na cidade na última temporada 262.434 turistas. Para o Carnaval 2013, estão sendo esperados 17.957 passageiros.

Segundo os agentes de Turismo de Salvador, o que se pode observar é que os minicruzeiros, mais acessíveis, diminuíram nesta temporada. É que os cruzeiros mais longos rendem mais para as operadoras. “Precisamos explorar outros portos brasileiros, pois há uma repetição de rotas”, explica Avani Duran, da LR Turismo, que para este ano prevê uma redução nas operações, por causa da crise europeia. “Apesar de a crise ter começado bem antes, no ano passado ela não foi sentida aqui, pois o turista europeu sempre programa sua viagem com um ano de antecedência,” explicou Avani Duran. A preferência por cruzeiros mais longos é típica do brasileiro, que prefere pacotes com sete noites, contra os períodos de 3 a 5 dias dos mini, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Mariítimos (Abremar).

O maior transatlântico da temporada nacional, o MSC Fantasia, estreia no Brasil com seus 333 metros de comprimento e capacidade para 4.363 passageiros e 1.325 tripulantes. A temporada deve receber 762 mil cruzeiristas, distribuídos em 280 roteiros. Com a temporada mais curta, com cinco meses, contra os sete da anterior, a oferta diminuiu em 15%, de acordo com dados da Abremar para o período 2012/13.

Outro gigante que chega à costa baiana, no dia 9 de dezembro, é o Fascinosa, da Costa Cruzeiros, com 4.200 passageiros e 1.500 tripulantes, em sua primeira viagem pela América do Sul. Recém-batizado, o Fascinosa fará onze cruzeiros pelo país. O navio tem decoração inspirada nos clássicos do cinema, atualizada através de sistema high-tech, em cinema 4D, com tela de 18 metros quadrados, além de conter atrações como quatro piscinas, cinco jacuzzi, um parque aquático, cinco restaurantes e um Spa.

Há ainda uma quadra poliesportiva e um campo de golfe. Muitas atividades para os ocupantes das 1.508 cabines. Outro gigante da mesma companhia, o Favolosa, chega ao porto no dia 13 de dezembro.

Fonte : SECOM (01/11/2012 16:06) - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br