carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Documentário Janelas do Curuzu estreia em novembro no Cine Teatro do Irdeb
TV Educativa da Bahia


Como se sente um aluno negro ou afrodescendente que — ao abrir o seu livro didático, não se vê ali representado? Essa é uma das reflexões propostas pelo curtametragem Janelas do Curuzu, com argumento da jornalista e videomaker Isana Pontes, que estreia no dia 28 de novembro, às 19h30, no Cine Teatro do Irdeb, com entrada franca para convidados, imprensa e instituições de educação. O documentário foi patrocinado por edital de concurso de 2009 para apoio a três projetos de curtametragens de realizadores baianos, numa concorrência que movimentou 44 participantes. Tem o apoio financeiro do Irdeb e das secretarias estaduais da Fazenda, da Cultura e da Comunicação (por meio do Fundo de Cultura da Bahia). O cenário do filme é a Rua do Curuzu, no bairro da Liberdade, em Salvador (BA), o mais negro do Brasil. A rua é considerada o coração cultural da Liberdade, por sua identidade, sua história e pelo estreitamento das relações com o primeiro bloco afro do país, o Ilê Aiyê.

Por meio de janelas — literais e simbólicas — usadas no filme como metáforas dos olhos, o documentário revela a formação dos seus moradores: valores, autoestima, sonhos e algumas frustrações. Entre elas, a apropriação da mídia e dos políticos sobre a visibilidade do território apenas no verão, no carnaval e nas eleições.

Após a estreia Janelas do Curuzu será divulgado na TVE e em festivais de cinema pelo Brasil. Além disso, o vai ser usado como ferramenta pedagógica em escolas estaduais, por intermédio de instituições de fomento à cultura, meio ambiente e educação. Para acompanhar as novidades do filme, saber quem foi a equipe técnica e outras informações e imagens, confira a fanpage de Janelas do Curuzu no link http://www.facebook.com/pages/Janelas-do-Curuzu/280303122016927?fref=ts


Fonte : SECULT BA (13/11/12 | 13H11) - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br