carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


7º aniversário do Galo de Diumbanda
bastidores da folia


O Galo do vocalista da Bokinha da Garrafa, Diumbanda, fará 7 anos dia 26 de setembro, quarta-feira, no Pela City (antigo Pela Porco, atrás da antiga rodoviária), em Salvador BA. O evento vai reunir grandes nomes da música baiana. Além do anfitrião com a Bokinha da Garrafa (Diumbanda), Magary Lord, Márcio Vitor (banda Psirico), Fora da Mídia, Ninha (Trem de Pouso), Paparico e É O Tchan (Cumpadre e Beto Jamaica vão fazer a animação da galera, a partir das 19h.

O GALO
O Escaldado do Galo foi criado pelo cantor da banda Bokinha da Garrafa, Diumbanda, em 2005, no bairro das 7 Portas, na comunidade do Pela Porco, - também conhecida pelos frequentadores do local como Pela City - com o objetivo de gerar renda para os moradores do local. O evento que acontece todas às quarta ? feiras começou com apenas cinco amigos do cantor (Celso, César, Lico, Mj Nascimento e Marcelão). A esposa do músico, a jornalista Eunice Ferreira, a pedido de Diumbanda cozinhava dois galos e servia com pirão e molho labão (tomate, cebola, limão, uma pitada de sal, azeite de oliva e pimenta). Um dia o artista só tinha dinheiro para comprar um galo, e ela resolveu colocar as verduras que tinham na geladeira - para render a comida. E assim, surge o famoso Galo de Diumbanda. O Galo de Diumbanda recebe hoje, mais de 2 mil pessoas, e gera renda para cerca de 50 famílias que vêm de todas as partes da cidade ganhar o seu pão de cada dia na comunidade, vendendo seus quitutes e bebidas. Atualmente, na produção do evento trabalham cerca de 20 pessoas.

 

O cantor revela que a cada quarta-feira, ele compra 20 galos, e garante que não fica nada para o dia seguinte. ?Se chegar depois das 21h, você não encontra nem uma asinha?, conta o artista sorrindo. Além do Escaldado, tem partido alto da melhor qualidade , e ainda você pode curtir a música baseada na comida, confira um pedacinho da letra: E com batata chuchu e quiabo eu vou comer o escaldado do galo... Segundo o cantor a festa vem sendo uma maneira de ressocializar o local, popularmente exposto pela mídia como um ponto de venda de drogas. - A sociedade hoje, conhece o outro lado do ?Pela?, um lugar de pessoas carentes e excluídas, mas que acima de tudo, hospitaleiras e trabalhadoras, comenta o cantor.
O Galo ocorre todas as quartas-feiras, a partir das 19h, com ensaio da Bokinha da Garrafa no bairro da 7 portas.

Fonte : Banda Bokinha da Garrafa - setembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br