carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Ensaios sobre Cultura e o Ministério da Cultura’ será lançado em Salvador
cultura e diversidade
Lançamento da obra que expõe reflexões sobre a cultura, sob o ponto de vista do intelectual Celso Furtado, acontece dia 24 de setembro, no Térreo do Palácio Rio Branco


No dia 24 de setembro (segunda-feira), às 14h, no Térreo do Palácio Rio Branco, a Editora Contraponto lança, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), “Ensaios Sobre Cultura e Ministerio da Cultura”(198 páginas, R$ 16,80) do professor Celso Furtado. A obra é o quinto volume de uma reunião de textos que tem o objetivo de trazer ao publico trabalhos ainda inéditos do intelectual e conta com a introdução de Rosa Freire d’Aguiar Furtado (viúva de Celso Furtado), também responsável pela compilação.
O livro faz parte da Coleção de Arquivos do Centro Internacional Celso Furtado, localizado no Centro do Rio de Janeiro, e conta a trajetória do estudioso desde o exílio parisiense, passando pelo cargo de ministro do Planejamento, no governo Sarney, e sua participação na Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, além de explicitar a evolução do pensamento do autor desde a década de 1970 até sua morte. O volume traz ainda dois artigos de colaboradores de Furtado — Angelo Oswaldo de Araujo Santos e Fabio Magalhães — e duas entrevistas d sobre temas culturais.
O lançamento contará com a presença do secretario de Cultura da Bahia, Albino Rubim, além dos professores Cesar Bolaño (Universidade Federal de Sergipe), Fabio Guedes (Universidade Federal de Alagoas), Carlos Brandão (do Centro Internacional Celso Furtado) e da Sra. Rosa Freire d’Aguiar Furtado autografando a sua obra.

CELSO FURTADO
Nascido em Pombal (PB) em 1920 e formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (então Universidade do Brasil), Furtado foi um dos primeiros estudiosos a investigar o vínculo entre o desenvolvimento econômico e as manifestações culturais. Durante a gestão de Furtado à frente da pasta da Cultura, elaborou-se a primeira lei de incentivo a cultura no Brasil, a chamada Lei Sarney.
O líder intelectual do desenvolvimentismo, o visionário da industrialização, o criador da Superintendencia de Desenvolvimento do Nordeste(Sudene), o ministro do Planejamento, o economista de prestígio internacional todos conhecem. O humanista e homem de cultura, profundamente brasileiro e cidadão do mundo, se desvela plenamente neste quinto volume dos Arquivos, ensaios sobre cultura.

Serviço: Lançamento do livro: ‘Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura’ (Coleção “Arquivos Celso Furtado”, vol. 5)
Quando: 24 de setembro 2012 - SEG – 14h – Térreo do Palácio Rio Branco – Rua Chile - Pelourinho, Salvador BA
Informações: (71) 3103-3412

Fonte : Secult BA (17/09/12 | 11H09) - setembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br