carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Programação de Agosto foi lançada com mistura musical no Pelourinho
bastidores da folia
Programação do Pelourinho para o mês de agosto



Acontece nesta quarta-feira, 31 de julho, a partir das 9h, no largodo Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, a abertura da programação do mês deagosto no Pelô. Serão dezenas de atrações em mais de 30 shows, dez diferentesestilos, todos os eventos abertos ou a preços populares. A programação érealizada pelo Centro de CulturasPopulares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado daBahia (SecultBA).
No evento de quarta, estarão presentes os vários artistas e músicos queagitam o Pelô no próximo mês nos palcos do largo Pedro Archanjo, Quincas Berrod'Água e Tereza Batista.

E, em 02 de agosto, a programação começará para valer com os shows de Soraya Aboim, Rafael Pondé e Larissa Luz,que recebe Otto e Cortejo Afro. No sábado, dia 03, a noite ficará por conta de Tabuleiro Musiquim, Alex Mesquita edo grupo Zumbi do Negro. Domingo (04), o Olodum fará todo mundo entrar nocompasso do tambor.

CarlaCristina agitará o largo Pedro Archanjo na terça (06), mesmo dia em que Jailton Torres levará seu forró ao Quincas Berro d'Água. A noite de sexta (09) contará com o hip hop de Da Ganja, o pop rock de Nando Borges e a 9ª edição da Mostra de Canto Popular. No dia 10, Julio Caldas faráshow no largo Tereza Batista. E domingo (11) será dia de FeiJhoada 2013, trazendo atrações como Olodum e Didá, e da Ressaca SamBrasil.

No dia 13 (terça) terá o reggae da banda Zuluz, o rock da Mensageiros do Vento e a mistura de estilos do Grupo Pirombeira. Dia 16, o grupo Cabeçade Nós Todos participará da I Ediçãodo Projeto Circolando na Pedro Archanjo, e João D'Silva se apresenta na Quincas Berro d'Água. No mesmo dia, Orkestra Rumpilezz promoverá um grandeshow no largo Tereza Batista. E o fim de semana trará Orquestra de Pandeiros de Itapuã, Nova Saga e banda PretoSábio, no sábado (17). E o domingo (18) vai ser de samba com o grupo Questão de Gosto e o Movimento Seja Você um Sambista Solidário.

Ana Paula Albuquerque, Jailton Torres e Tabuleiro Musiquim serão as atrações dos largos no dia 20 (terça). Na quinta (22), o bloco Gingado Negro promoverá o Ensaio dos Afros eAfoxés, na Quincas Berro d'Água. Em mais um fim de semana muito especial,shows de Cabeça de Nós Todos (23) e Clau Andries (24), além de ensaio do Olodum (25). E a capoeira terá espaçoprivilegiado nesta semana. Entre 21 e 24, acontecerá no largo Tereza Batista aprogramação artística do Iê 2013 - II Encontro Internacional de Capoeira,sempre a partir das 19h, que trará as atrações Conexão Jamaica (21), BandaPerfil (22), Regionais do Forró(23) e Lazzo Matumbi (24). Dia 24também acontecerá o Festival de SambaReggae, parte da programação do XII Encontro Cultural e Intercâmbio Internacional deCapoeira Mangangá, que terá entre asatrações Magary Lord, Beto Jamaica e Márcio Vitor participando do ensaio do Bloco da Capoeira.

A programação continuará na terça (27) nos largos, com Percussivo Mundo Novo, Júlio Caldas e Márcia Pinho. Na quinta (29), será realizada mais uma noite do projeto Ensaios dos Afros e Afoxés.E no último fim de semana do mês, shows instrumentais da Banda Retro_Visor (30) e de AlexMesquita (30), além de mais uma vez, no largo Tereza Batista, o Sarau Caymmi em Três Tempos (30). Dia31, a programação será encerrada com os shows de Marcela Bellas, de ClauAndries e do projeto Agosto Negro,com participação da Aspiral do Reggae.

Centro de Culturas Populares eIdentitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) encarregado de fomentar e promover as manifestações culturaispopulares que fortalecem a identidade do Estado da Bahia. As políticas do CCPIse orientam de acordo com o alinhamento do Governo do Estado com o pensamentocontemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura, de promoção de políticaspúblicas voltadas para as culturas populares e identitárias.

COMENTÁRIOS DA FOLIA
A manhã de quarta-feira (31.07) foi tomada por um clima diferente no Pelourinho. Quem transitava pelo Terreiro de Jesus, logo notavauma reunião de rostos conhecidos, junto a um palco que foi ambiente de umverdadeiro rodízio de atrações musicais. Este foi o cenário criado para aabertura da programação de agosto no Pelourinho, promovida pelo Centro deCulturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura doEstado da Bahia. A "coletiva musical", como foi chamada, apresentou ao público a variedade de atrações que o Pelô tem preparado paraagosto. No total, serão 55 eventos, nos mais diversos estilos, entre artistascredenciados no programa Pelourinho Cultural e shows por cessão de pauta. Aprogramação é oferecida gratuitamente ou a preços populares.
Cerca de 30 dasatrações de agosto estiveram presentes no evento desta quarta, apresentando asprévias de seus shows, o que já mostrou a cara da programação, marcada pelo balançofestivo e pela diversidade musical. Além disso, foi uma oportunidade rara deencontro entre todos os artistas, que partilharam momentos de troca econvivência. A coletiva musical veio oferecer maior visibilidade a um trabalhode dinamização na vida cultural e social do Pelourinho, que é realizado atravésdo CCPI desde o ano de 2011. "O nosso objetivo é primar pela boa música e dar espaçoe visibilidade para que os artistas de nossa terra possam desenvolver o seutrabalho, e o povo da Bahia possa conhecer o que está sendo feito em nossa cultura popular", declarou a diretora do CCPI, Arany Santana, que reforçoua importância da acessibilidade destes shows à população.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui


Fonte : Centro de Culturas Populares e Identitárias | ASCOM - 01 de agosto 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br