Durante o mês de agosto, marcado por festejos à Cultura Popular, a Capoeira será celebrada em eventos diversos no Forte de Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira) e no Pelourinho. A programação é apoiada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Além de variadas programações artísticas com atrações como Denny (Timbalada), Márcio Victor (Psirico), Márcia Short (ex Banda Mel), Reinaldo (Terra Samba), Ninha (Trem de Pouso), Magary Lord, Beto Jamaica (É o Tchan) e Lazzo Matumbi (ex Olodum).
No passado, a capoeira era marginalizada e até considerada crime, a tradição desenvolvida pelos descendentes de escravos trazidos da África. Hoje é hoje exaltada. As acrobacias e movimentos dos capoeiristas denotam marcas históricas da identidade afrobrasileira e se associam a variadas expressões culturais de origem no Brasil Colônia. O mês escolhido para homenagear a Capoeira trará debates sobre a inserção desta tradição ao campo da economia criativa (Rede Capoeira – Economia Criativa, 1 a 4 de agosto); oficinas e encontros de capoeiristas de nível local, nacional e internacional (XII Encontro Cultural e Intercâmbio Internacional de Capoeira Mangangá, 15 a 25 de agosto, e Iê 2013 – II Encontro Internacional de Capoeira Regional, 21 a 24 de agosto);
|