Na quinta-feira, dia 05 de dezembro, às 23h, o Barra Hall, em Salvador, será palco de uma batalha musical entre o MC Buchecha e os ritmos dançantes de Luiz Caldas. Criado em 2006, o Red Bull Soundclash é uma batalha de bandas que já percorreu vários países. Salvador será palco da quarta edição brasileira do evento – no ano passado Belém foi escolhida para sediar a disputa entre Gaby Amarantos e Nando Reis; em 2011, Porto Alegre sediou a batalha entre Cachorro Grande e Marcelo D2; e em 2010 Recife foi palco da disputa entre as bandas pernambucanas Mombojó e Devotos do Ódio. Em Salvador , a Multi Planejamento Cultural assina a produção do evento.
No Red Bull Soundclash duas bandas de estilos diferentes são convidadas para participar de uma batalha dividida em quatro etapas (rounds). Quem ganhar mais rounds é o vencedor. E a decisão do melhor a cada etapa fica a critério do público. Ao final de cada embate, um medidor de aplausos irá apontar quem mandou melhor no palco, e agradou mais a plateia. Antes da competição começar, cada banda terá meia hora para tocar três canções próprias, funcionando como um “esquenta” do que vem a seguir.
Na história do Red Bull Soundclash pelo mundo, algumas batalhas foram emblemáticas. Exemplo disso foi a disputa que ocorreu em março de 2011 na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, reunindo os pesos-pesados da música pop The Ting Tings e Cee Lo-Green.
Saiba mais como funciona a dinâmica da batalha e confira abaixo um pouco mais sobre os artistas que irão protagonizar a quarta edição do Red Bull Soundclash, em Salvador.
A Batalha por rounds:
Etapa 1: Uma mesma canção cover é interpretada por cada uma das bandas à sua maneira. A melhor avaliada pelo público nesta etapa soma 1 ponto;
Etapa 2: Nesta fase, uma das bandas inicia a execução de uma de suas músicas, mas quem termina de tocar a mesma canção é a banda adversária, e vice-versa. A banda preferida do público nesta etapa soma 2 pontos;
Etapa 3: Aqui, cada banda tem que interpretar canções próprias em três diferentes estilos musicais, à escolha do grupo. A performance melhor avaliada pelo público nesta etapa soma 3 pontos;
Etapa 4: nesta fase, cada banda traz um convidado especial – surpresa – para tocar uma de suas músicas. Esta etapa vale 1 ponto.
A banda vencedora será a que somar o maior número de pontos. A comemoração será mais um set da banda vencedora.
BUCHECHA Natural de Niterói, Rio de Janeiro, o MC Buchecha começou sua carreira ao lado de Claudinho, participando de festivais de rap e hip hop. A dupla ultrapassou a marca de 1 milhão de discos vendidos com agenda de shows no mundo todo. Claudinho perdeu a vida num acidente de carro e após 6 meses de reclusão, por insistência dos amigos, Buchecha retomou a carreira. Grandes nomes da música popular brasileira já gravaram canções de Buchecha, como Kid Abelha, Adriana Calcanhoto e Ivete Sangalo. Em 2006, o MC lançou um disco com participação de Lulu Santos, Latino, MC Marcinho e MC Sabrina, atingindo a marca de 3,5 milhões de discos vendidos.
LUIZ CALDAS
Nascido em Feira de Santana, Bahia, Luiz Caldas é multi-instrumentista e conhecido como o criador do axé. Fez parte de inúmeras bandas na Bahia que amadureceram seu estilo, até estourar no resto do país. Foi figura carimbada no programa do Chacrinha, capa da revista
Veja (1987), emplacou a canção Tieta, na novela homônima da Rede Globo, e registrou recordes de venda de discos. É parceiro de André Abujamra em vários projetos musicais.
SERVIÇO : RED BULL SOUNDCLASH – Buchecha x Luiz Caldas
Data: Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013 - 22h
Onde: Barra Hall - Rua Barão de Itapuã, 738 - Salvador BA
Quanto: R$30,00 (meia) / R$60,00 (inteira)
Fonte : Crioula Mobilização Social e Comunicação - dezembro 2013
volta | contato
|