carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2013


Portal Carnaval

volta | contato

Bloco Muzenza mostra a dança afro ao Campo Grande
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia


As marcações dos tambores e os repiques do tarois (caixas), tocados por cerca de 100 músicos, se juntam para ecoar o samba-reggae do bloco Muzenza, entidade que integra o programa Carnaval Ouro Negro da SecultBa, que este ano entra no Circuito Osmar com o tema “História da Dança Afro na Bahia”.

Nascida há 31 anos, a agremiação surgiu no bairro da Liberdade como um tributo ao músico Bob Marley, cantor jamaicano que difundiu pelo mundo a cultura rastafári e que em 2013 é novamente homenageado. “O Muzenza é o único bloco a acolher não só o movimento rastafári, mas também herdamos o reggae de Bob Marley. Os rastafáris têm uma importância tão grande que saímos este ano com uma ala composta por dezenas de homens e mulheres rastafáris, sem falar da bandeira que eles levantam em respeito ao nosso bloco”, comenta Nem Tatuagem, quecanta na banda Muzenza, há 25 anos.

Sobre o tema 2013, Nem Tatuagem conta que esta não é a primeira vez que a agremiação faz referência à dança afro. “Em1983, trouxemos o tema Dança de Yaô, que mexia mais com as danças dos orixás. Já em 2013, buscamos mostrar através da dança os costumes da nossa etnia, do povo africano”.


A percussão do Muzenza é comandada pelo regente Ademir Luigina, que desde os 15 anos de idade rege bandas afro, como o Ilê Aiyê, onde foi mestre por 12 anos. Ademir começou a carreira de músico aos 10 anos de idade e comanda a banda Muzenza há 17 anos. Primando pela beleza e estética dos adereços da cultura afro, o Muzenza desfila abrilhanto todo o percurso com centenas de dançarinos, uma ala de capoeirista, outra de baianas, além de 300 rastafaris para homenagear o reggaeman africano Bob Marley. Muzenza é um termo de origem bantu-kikongo e é o nome dados aos iniciados nos candomblés de nação Angola.

QUANDO : 12 de fevereiro 2013 - TER
BLOCO : Muzenza
ATRAÇÃO : Banda Muzenza
ONDE : Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida) - Salvador BA


Fonte : Rafael Brito - Carnaval Bahia Gov / Foto Crédito : Mauro Akin Nassor
www.carnaxe.com.br