carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2013


Portal Carnaval

volta | contato

Bloco Afoxé Pai Burokô invade o Pelourinho
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia


As ruas do Centro Histórico de Salvador ficaram coloridas hoje (11) com a presença dos cortejos de Afoxés, uma das características mais singulares do Carnaval de Salvador. Vários grupos se apresentaram e desfilaram pelas ladeiras do Centro Histórico. Carregando o peso de uma tradição de quase 80 anos, o primeiro a passar foi o Afoxé Pai Burukô. Fundadoem 1935 pelo artista plástico e Alapini do culto aos ancestrais Egungun, Mestre Didi, o Afoxé saiu esse ano homenageando ‘Mãe Senhora‘ e o seu filho de sangue, o próprio Mestre Didi.

Mãe Senhora, Maria Bibiana do Espírito Santo, Oxum Muiwà, nasceu em Salvador no dia 31 de março de 1890 e faleceu em 22 de fevereiro de 1967. Ela foi a terceira Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais tradicionais terreiros de candomblé de Salvador, localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro. Os 200 componentes do afoxé ‘Pai Burokô‘, todos homens pertencentes ao culto do Candomblé, desfilaram com roupas vermelhas que traziam fotos dos homenageados. Originários do Terreiro Ylê Assipá do bairro da Paz, a sede do afoxé hoje funciona no bairro da Liberdade. Apesar da sua fundação na década de 1930, o afoxé interrompeu as suas saídas a partir do ano de 1942. A sua volta aconteceu brevemente no ano de 1986 e recentemente, no ano de 2008, o afoxé voltou a sair ininterruptamente.


“Mestre Didi é extremamente importante para o nosso afoxé. Ele sempre nos orienta, aconselha e mostra o nosso caminho”, diz o presidente do afoxé, Jeórjenes do Amor Divino. Essa é a segunda aparição do bloco no carnaval desse ano que antes saiu no Afródromo, no domingo de carnaval (10/02).

MENSAGEM ECOLÓGICA
Baianas, bailarinos e músicos dançavam ao som dos agogôs, que esse ano anunciavam uma mensagem bem diferente. O grupo de afoxé Filhos de Korin-Efan já existe há mais de 10 anos. Sediado na ladeira do Passo, no Pelourinho, o grupo tem cerca de 800 membros. “Vamos salvar o Parque São Bartolomeu” era a mensagem que era levada nas roupas e nos corações dos participantes. O parque localizado no bairro de Plataforma, no subúrbio, é local tradicional dos cultos afros em Salvador. “Esse ano estamos saudando Ossanha, o deus das matas”, conta o músico Robenilson de Souza.

Robenilson conta que o tema surgiu devido à preocupação com o desaparecimento das matas. “Para nós do culto do Candomblé, as matas são extremamente importantes. Nós precisamos delas, das cachoeiras para o nosso culto”, explica. Ele também lembra que essa não deve ser apenas uma preocupação do povo de santo. “Todos nós precisamos das matas para termos ar de qualidade para respirar”, conscientiza.

Durante o Carnaval do Pelourinho 32 atrações desfilam nas ruas do Centro Histórico, enquanto 41 se apresentam nos largos e praças. O Carnaval Ouro Negro que juntamente com o Carnaval do Pelô e o Carnaval Pipoca são programas da Secult/BA, totalizam juntos R$ 14,5 milhões de investimentos na folia deste ano (2013). Esses programas são coordenados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), sediado na casa nº12 do Largo do Pelourinho, localizada em frente à famosa Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A Secult-BA também apoia o Carnaval de Maragojipe, via Ipac, com patrocínio de R$ 330 mil. Confira a programação completa dos carnavais da Secult-BA/CCPI no site www.carnaval.ba.gov.br.

QUANDO : 11 de fevereiro 2013 - SEG
BLOCO : Afoxé Pai Burokô
ONDE : Circuito Batatinha (Pelourinho) - Salvador BA


Fonte : Ingrid Campos/Carnaval Bahia Gov / Foto: Lucia Correia Lima
www.carnaxe.com.br