carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Pelô tem Tabuleiro da Baiana homenageando o Ilê Aiyê
comentários da folia
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia



O samba-rock inventivo da banda Tabuleiro da Baiana deu o tom do balanço no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, na noite desta segunda-feira (11) para terça-feira (12) do Carnaval do Pelourinho 2013. Além das canções autorais, o grupo apresentou clássicos de Jorge Bem, pioneiro do gênero, e uma homenagem especial ao Ilê Ayiê com um pout-pourri de canções do bloco. Jeã de Assis, vocalista do Tabuleiro da Baiana que já tocou com o Olodum, conta que a obra do Ilê foi trazida a apresentação por fazer parte da formação musical dos integrantes da banda. “É muito bom que o carnaval do Pelourinho esteja aberto a propostas diversificadas, fomentando assim uma folia cultural e também afetiva”, afirmou Jean.

A banda Tabuleiro da Baiana lançou em 2012 o EP Papo de Bamba. O grupo anima mensalmente de forma itinerante o Baile do Zé Pretinho, que em sua edição mais recente foi realizado no Sankofa African Bar, no Centro Histórico. O folião Francisco Cláudio conheceu o grupo lá e voltou pra conferir no carnaval. “ Eu gosto muito de dançar e a folia no Pelô tem essa diversidade, em que numa mesma noite eu posso dançar samba-rock, frevo e reggae”, afirma Francisco.

 


Durante o Carnaval do Pelourinho 32 atrações desfilam nas ruas do Centro Histórico, enquanto 41 se apresentam nos largos e praças. O Carnaval Ouro Negro que juntamente com o Carnaval do Pelô e o Carnaval Pipoca são programas da Secult/BA, totalizam juntos R$ 14,5 milhões de investimentos na folia deste ano (2013). Esses programas são coordenados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), sediado na casa nº12 do Largo do Pelourinho, localizada em frente à famosa Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A Secult-BA também apoia o Carnaval de Maragojipe, via Ipac, com patrocínio de R$ 330 mil.


QUANDO : 11 de fevereiro 2013 - SEG
PALCO : Pelourinho

ONDE : Circuito Batatinha (Pelourinho) - Salvador BA


Fonte : Leandro Pessoa / Carnaval Bahia Gov

volta | contato

www.carnaxe.com.br