carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Cordão Cultural AfroPop Brasileiro desfila na Barra
comentários da folia
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia
Bloco popularmente conhecido como "Os Mascarados" - “CaraHavanaSalvador / A utopia guerrilhalegria / Nossa fantasia / Vem da mesma cor”



O Cordão Cultural AfroPop Brasileiro, da cantora Margareth Menezes, vai entrar com muita alegria, vibração percussiva e manifestações culturais no Carnaval de Salvador 2013. O bloco desfila no domingo e na segunda-feira, dias 10 e 11 de fevereiro, a partir das 20 horas, no circuito Barra-Ondina. Margareth Menezes tem 25 anos de carreira e foi definida pelo NY Times em 2012 como “a fonte de energia da música baiana”. A artista é dona de uma voz inconfundível, que comanda a multidão ao som de grandes hits, como Faraó, Dandalunda, Toté de Maianga, Saudação ao Caboclo (Selei). Este ano, o tema do Carnaval de Margareth é a América Latina, sobretudo a conexão entre as sonoridades brasileira, colombiana, peruana e cubana. A artista ainda apresenta neste ano sua nova música de trabalho, a canção Amor Ainda, parceria dela com Carlinhos Brown.

O desfile do bloco foi ampliado para três dias. Além dos tradicionais domingo e segunda-feira, o Cordão Cultural AfroPop Brasileiro sairá na terça. Neste dia, o cantor e compositor Alexandre Leão puxará o trio elétrico sem cordas. "Estou muito feliz por fazer parte deste projeto e pelo convite de Margareth. Sair com o Cordão em formato independente é uma responsabilidade e ao mesmo tempo um presente", conta Leão.

O AfroPop Brasileiro é um movimento musical que festeja e fortalece a cultura afro-brasileira. O AfroPop foi idealizado por Margareth, em 2005, e recebe apoio de grandes blocos afro de Salvador (Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy e MalêdeBalê), além de já ter recebido vários artistas convidados que compartilham do mesmo pensamento como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Roberto Mendes, Dudu Nobre, Toni Garrido, Fernanda Abreu, entre outros. “É um movimento que promove a beleza e a riqueza ancestral junto à contemporaneidade. Costumo dizer que AfroPop é a música percussiva urbana, o abraço entre o tambor e o computador”, explica Margareth, ouviu pela primeira vez o termo “AfroPop” aplicado à música que faz, em 1991, durante turnê internacional ao lado do músico americano David Byrne.

 



BLOCO
10.02 - DOM – 21h - Margareth Menezes e convidados - Circuito Dodô (Barra/Ondina)
11.02 - SEG – 22h - Margareth Menezes e convidados - Circuito Dodô (Barra/Ondina)

DESFILE DO BLOCO SEM CORDAS - novidade 2013
12.02 - TER - 22h Margareth Menezes e Alexandre Leão


Fonte : Ticketmix - Fevereiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br