carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Pelo 23º ano, Lavagem Cultural da FUNCEB antecipa o Carnaval
bastidores da folia
Funceb - Fundação Cultural do Estado da Bahia



Tradicional festa dos funcionários e amigos da Fundação Cultural do Estado da Bahia acontece na quarta-feira que antecede o Carnaval, agitando as ruas do Pelourinho A festa começa com concentração em frente ao Palácio Rio Branco, na Rua Chile, a partir das 15 horas. Depois, um cortejo segue pela Rua da Ajuda, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, até chegar ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. Lá, serão coroados os reis da folia deste ano – os cantores Levi Lima, do grupo Jammil, e Ana Mametto – e a diversão segue com show de Mirela Bastos e Banda Menina Baiana. Assim será a 23ª edição da Lavagem Cultural da FUNCEB, que é promovida pelos funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O evento, que tradicionalmente antecipa a abertura dos festejos carnavalescos da capital baiana e que já faz parte do calendário de festas do Pelourinho, sempre ocorre na quarta-feira que antecede o Carnaval – este ano, no dia 6 de fevereiro.

 


Os rituais e a folia são conduzidos pelas baianas estilizadas do Grupo Folclórico Bahia Axé, que dão um toque perfumado e colorido ao cortejo, com suas águas de cheiro e indumentária característica: saias de roda, batas, turbantes e fios-de-contas. Durante o percurso pelo Centro Histórico de Salvador, os foliões são também animados pelas bandas de sopro e percussão do Maestro Reginaldo de Xangô e Terra da Felicidade. A Lavagem Cultural é um momento de integração e confraternização tanto para os funcionários da FUNCEB e SecultBA – que lidam o ano inteiro com eventos culturais da Bahia –, quanto para baianos e turistas que queiram curtir e dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos.

ORIGEM
A primeira Lavagem Cultural da FUNCEB aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Pelourinho, ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris. De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio e Tatau. O evento já faz parte do calendário da Saltur e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral.

COMENTÁRIO DA FOLIA
Levi (Jammil) e Ana (Mametto) são coroados na Lavagem da Funceb
Levi foi coroado rei na tarde de quarta, 6 de fevereiro, na tradicional Lavagem da Funceb, evento vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), que acontece desde 1989 e teve artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Carlinhos Brown e muitos outros como reis e rainhas. A 23º edição da Lavagem da Funceb começou com uma concentração em frente ao Palácio Rio Branco, às 15h. Em seguida um cortejo percorreu as ruas do centro histórico em direção ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, onde foi realizada a coração de Levi Lima e da cantora Ana Mametto (Banda Mametto), como rainha. O evento já faz parte do calendário de festividades do Pelourinho e também da Saltur e Bahiatursa.

QUANDO : 06 de fevereiro 2013 - QUA - 15h
ONDE : Do Palácio Rio Branco, na Rua Chile, ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho - Salvador BA
QUANTO : R$30 para funcionários e R$40 para não-funcionários
INFORMAÇÕES : 71 3324-8524


EDIÇÕES ANTERIORES
2005 - 15ª edição
2001 - 11ª edição



Fonte : Secult BA (25/01/13 | 09H01) - fevereiro 2013
Comentário : Jammil e Uma Noites

volta | contato

www.carnaxe.com.br