carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Projeto Carnaval Pipoca aquece o folião do Pelourinho até o início dos festejos de Momo
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)


Quem quiser entrar no clima do Carnaval já pode conferir a agenda diversificada de atrações do Pelourinho. Durante este mês que antecede a maior festa popular do planeta, o Centro Histórico receberá o projeto “Carnaval Pipoca”, com atrações de Axé, Rap, Samba, Reggae, dentre outras. Todas as bandas que se apresentarão neste projeto foram selecionadas através de edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA. A iniciativa de promover o contato do público com a diversidade artístico-cultural é do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da SecultBA. O Carnaval Pipoca foi idealizado para apresentar variados estilos musicais e de sons. O Rap e encontro de tocadores de pandeiro abrirão o projeto na noite de HOJE (04/01). No Largo Tereza Batista, os artistas Da Ganja, Dj KL Jay, Coscarque, Fall, Blequimobil e Kiko apresentarão o show “Rap Bahia”, a partir das 21h. “Este é um evento muito importante e significativo para o Carnaval da Bahia. O projeto Carnaval Pipoca reforça cada vez mais a diversidade da folia momesca, oferecendo boa música para o folião que vem ao Pelourinho e oportunizando às pessoas que não gostam ou que não têm a oportunidade de sair em blocos carnavalescos o contato com variados estilos musicais, em um ambiente sadio e familiar. Além disso, o público acaba conhecendo o trabalho de muitos artistas que não têm muito destaque no cenário musical baiano. Não podemos deixar de falar que estes artistas são escolhidos de forma democrática e séria, através do chamamento público (edital). Esta escolha é feita por profissionais qualificados da música baiana e brasileira”, explica Arany Santana, diretora do CCPI.

No sábado (05/01), a cantora Ana Paula Albuquerque homenageará os cantores e compositores Antônio Carlos e Jocafi, no show KABALUERE, que dá nome a uma das canções desta dupla, que ficou internacionalmente conhecida com outras duas músicas – “Você Abusou” e “Desacato”. O show será no Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h e terá como convidados jovens artistas como Gil Ferreira, Leandro Pessoa, Paula Campos e Filipe Lorenzo.

Na sexta-feira, dia 11/01, a partir das 21h, o projeto Carnaval Pipoca será dedicado ao Samba com o show WALMIR LIMA - 80 ANOS DE SAMBA E FOLIA, homenagem a um dos maiores sambistas da Bahia. Além de Walmir, quem comandará a festa no Largo Pedro Archanjo será Gal do Beco, Lazinho do Banjo e as bandas Sambatrônica e Barlavento.

Na quinta-feira (17/01), a mistura de sons ditará a noite do Carnaval Pipoca. No Largo Pedro Archanjo, Dão e as bandas Sankofa e Coletivo di Tambor apresentarão o show QUILOMBOLA SOUL, a partir das 21h. No Largo Tereza Batista a banda Diamba comandará o projeto, apresentando o show REQUITARRICE DIAMBA, que terá como convidados a banda Bailinho de Quinta e a cantora Taís Nader.

O cantor Gerônimo comandará mais uma noite do projeto Carnaval Pipoca, na sexta-feira (18/01). O artista apresentará o show EU SOU NEGÃO, às 21h, no Largo Pedro Archanjo e trará como convidados o cantor Alfredo Moura e a cantora Iracema. No dia seguinte, no sábado (19/01), o cantor Dionorina, a cantora Soraia Drumond e as bandas Cativeiro e Dominium apresentarão o show SOM DAS RUAS, no Largo Tereza Batista, às 21h. Já no Largo Quincas Berro d’Água, o rapper Afro Jhow, o guitarrista Badaró Jambrass e o cantor Gil Félix apresentarão o show ENCONTRO AFRO BIT.

Com o show ANTIGOS CARNAVAIS, os grupos Cama de Voz, Família Batatinha, a cantora Claudya Costta e o sambista Walmir Lima relembrarão antigos sucessos da folia momesca dentro do projeto Carnaval Pipoca na terça-feira (22/01), a partir das 21h, no Largo Quincas Berro d’Água.

A noite de quinta-feira (24/01) será dedicada à Guitarra Baiana, com o show TRIO GUITARRA BAIANA, apresentado por Júlio Caldas, Márcio de Oliveira e Fábio Batani. Os artistas tocarão o autêntico instrumento baiano no Largo Tereza Batista, a partir das 21h. Ainda na quinta-feira os artistas Alex Mesquita, Alexandre Vargas, Grecco Buratto e Luizinho do Gêge farão o show 3 CORDAS À BAIANA, no Largo Quincas Berro d’Água, a partir das 21h.

Na sexta-feira (25/01), os artistas Luciano Calazans e Hugo Sambone e a Orquestra de Berimbaus Afinados apresentarão o show ORQUESTRIO, a partir das 21h, no Largo Quincas Berro d’Água. No domingo, o projeto Carnaval Pipoca prossegue a todo o vapor, com o show SAMBA CHULA E OUTRAS MANHAS, que será apresentado por Raimundo Sodré, Mariela Santiago e Kalu.

Os cantores Roberto Mendes e Juliana Ribeiro, a banda Barquinha de Bom Jesus e a Camerata Popular da Bahia apresentarão o show TRIO RAIZES DA BAHIA, na terça-feira (29/01), a partir das 21h, no Largo Pedro Archanjo.

No último dia de janeiro (31/01) acontecerá o RETROFOLIA 2013, tradicional baile de Carnaval da banda Retrofoguetes, que terá como convidados Morotó Slim, Paulo Chamusca e Kaverna.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço: Projeto Carnaval Pipoca
Quando: 04 à 31 de janeiro 2013 - em dias alternados - 21h
Onde: Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água - Pelourinho - Salvador BA
Quanto: Aberto ao público


Fonte : Pelourinho Cultural (04/01/13 - 15:26h) - janeiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br