carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Festival Southbank Centre reúne artistas britânicos e brasileiros no Pelourinho
diversidade e cultura



No dia 15 de junho, no Terreiro de Jesus, acontece a primeira edição do Festival Southbank Centre no Pelourinho, evento que reúne artistas britânicos e brasileiros, além de jovens que participam de ONGs atuantes no Centro Histórico de Salvador. O festival, de caráter multilinguagem, conta com atrações de música, dança e ações que cruzam poesia e fotografia, em uma programação de 12 horas seguidas (das 12h à meia-noite). As apresentações são gratuitas e ao livre, e ocorrem em um dos cartões-postais mais famosos do Brasil. O evento apresenta ao grande público resultados da Academia de Festivais, que visa formar jovens para atuar na área de produção e gestão de eventos culturais. A iniciativa é uma realização do Transform, programa de intercâmbio cultural e artístico do British Council, e conta com a parceria do maior centro cultural da Europa, o Southbank Centre, e do Neojiba, primeiro programa governamental de formação de orquestras infantojuvenis da Bahia.

A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, principal formação do Neojiba, integra a programação do evento através de uma apresentação em conjunto com o violoncelista britânico Oliver Coates, reafirmando o caráter de intercâmbio do projeto. O músico também fará um recital solo na programação de música do festival, que conta com artistas como MC Marechal (RJ), bandas Didá eBaianaSystem (BA) e a DJ inglesa Mica Levi. O Festival Southbank Centre no Pelourinho promove também uma inusitada parceria entre o MC Marechal e o fotógrafo britânico Yemisi Blake. Eles desenvolverão instalações com poesia ao ar livre e projeções de imagens temáticas do Pelourinho, com a participação dos jovens das comunidades de Salvador que integram o programa. A programação do evento se completa com a companhia de dança contemporânea Candoco, formada por bailarinos com deficiência. Com base na Inglaterra, a companhia é dirigida pelo brasileiro Pedro Machado.

Arte e formação – Para Luiz Coradazzi, diretor de Artes do British Council, projetos como a Academia de Festivais são a essência do programa Transform. “São iniciativas que envolvem transferência de conhecimento num ambiente altamente criativo, contribuem para o desenvolvimento profissional, promovem a democratização do acesso à cultura e criam vínculos entre artistas, produtores e instituições brasileiras e britânicas”, contextualiza o diretor. A ideia da parceria começou há três anos, quando Jude Kelly, diretora artística do Southbank Centre, visitou o programa Neojiba, do pianista e diretor Ricardo Castro, e ficou impressionada com o enorme potencial artístico de Salvador. Após três anos de articulações e intercâmbios, em maio de 2013, o British Council, o Southbank Centre e o Neojibá inauguraram a Academia de Festivais no Pelourinho, com 30 jovens selecionados por ONGs atuantes na região.

Ministrado por artistas, produtores, educadores e gestores culturais renomados no Brasil e no Reino Unido, o programa inclui aulas sobre planejamento, programação, orçamento, marketing, bilheteria e atendimento. Alguns dos nomes dos profissionais envolvidos no programa são Moacyr Gramacho (diretor do Teatro Castro Alves de Salvador), Joãozito Pereira (cenógrafo e diretor de arte), Ed Smith, diretor geral de produção do Southbank Centre em Londres, e do próprio Ricardo Castro.

Além das sessões, para vivenciar a rotina de uma equipe de gestão e produção, colocando em prática o conhecimento adquirido nas oficinas, os jovens participarão da construção do Festival Southbank Centre no Pelourinho, atuando nas áreas de produção, administração e comunicação. “O Southbank Centre tem a grande alegria de ser anfitrião deste Festival, que coloca os jovens e as comunidades locais no centro do projeto. Estamos muito motivados em fazer com que a iniciativa cresça e aprofunde seu impacto ao longo dos próximos três anos”, torce Rachel Harris, diretora de Participação do Southbank Centre.

SERVIÇO : Festival Southbank Centre no Pelourinho
QUANDO : 15 de junho 2013 - SAB - 12h às 00h
ONDE : Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador (BA)


Fonte : SECULT BA (07/06/13 | 14H06) - junho 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br