carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL 2014


Portal Carnaval

volta | contato

Carlinhos Brown leva 46 percussionistas para o Carnaval do Pelô
Carnaval de Salvador 2014 - Bahia


O cacique Carlinhos Brown vai levar 46 percussionistas para a abertura do Carnaval do Pelô nesta sexta (28). O show está marcado para às 20h30, no palco principal do Largo do Pelourinho. Na sequência, no mesmo palco, Gerônimo, Luciano Calazans e Orquestra Ufonia apresentam o show Encontro com O Mar. Logo depois, tem o balanço do reggae, com Dionorina, Lucas Di Fiori e Banda Cativeiro reunidos no show Bahia Negra – De Caymmi a Ilê Aiyê.

Ao abrir o Carnaval do Pelourinho 2014, nesta sexta-feira (28), o cacique Carlinhos Brown já surpreendeu seu público ao antecipar a festa no Campo Grande, com seus 46 percussionistas do Zárabe. No Largo do Pelourinho, o show começou às 20h30min . O artista também aproveitou para falar da cultura na Bahia. “É um prazer enorme abrir o carnaval neste ano no Pelourinho. Estamos agradecidos por este evento homenagear as matrizes africanas que são de extrema importância para qualquer um que quer viver o carnaval e entender de carnaval”, disse Brown, que também está fazendo 35 anos nos circuitos desta grande festa de rua.

Brown também falou da importância da atual gestão da secretaria estadual de Cultura da Bahia (SecultBA), que para ele está dando preferência a cultura das comunidades, através do investimento em projetos que valorizam a identidade e a diversidade cultural. “Eu acredito na cultura. O investimento na cultura das comunidades é a melhor prevenção para os problemas sociais, porque ela tem um papel fundamental para a construção da identidade dos fazedores culturais, mais do que mera diversão, e isso é uma luta de todos nós”, afirmou.

Brown fez questão de ressaltar a proximidade do secretário de Cultura, Albino Rubim, com as comunidades negras. “Ele entende os anseios coletivos dessas matrizes africanas que se renovam. Falamos de preservação também, de dar sobrevivência a essa estética”. Para o artista, saber operar a questão cultural com simplicidade é fundamental.
Juntos, Rubim e Brown falaram da força dos blocos afros e também das lideranças femininas que saem das comunidades para desfilar nas ruas, a exemplo do Bankoma, que saiu neste dia 28, às 20h20 no circuito Osmar (Campo Grande). “É um movimento de renovação e recuperação”, disse Brown.
  QUANDO : 28 de fevereiro 2014 - SEX - 20h30
  O QUE: palco e desfile pelas ladeiras
  ONDE : Circuito Batatinha (Pelourinho)


Fonte : Secult BA
Foto : Secult BA / Lucia Correia de Lima

www.carnaxe.com.br