carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL 2014


Portal Carnaval

volta | contato

Rixô Elétrico fez a alegria da pipoca no Campo Grande
Carnaval de Salvador 2014 - Bahia


A chuva que caiu nesta tarde (sexta, 28/02) não intimidou o folião pipoca que acompanhou o Rixô Elétrico pelas ruas do Campo Grande, no circuito Osmar. Apesar de o microtrio ser destaque em festas populares da cidade, a sua estreia no carnaval só aconteceu nesta ano no Carnaval da Cultura.

O Rixô Elétrico se diferencia dos outros microtrios por ser movido por pedais de bicicleta e pela propulsão humana. Seu criador, o compositor, guitarrista e bandolinista baiano Fred Menendez, explica que a ideia surgiu em 2009 durante uma turnê na Itália. “A gente pegou o Risciò, que é um veiculo que precisa de pessoas que o movimentem pra ele andar, e colocamos os equipamentos eletrônicos”, explica.

O músico, que se dedica a guitarra baiana há mais de trinta anos, sendo um dos poucos a tocar com um mini-pau elétrico, estava acompanhado de sua banda formada pelos músicos Shafiek Patriarca (baterista), Eduardo Brandão (violão) Fábio Rocha (baixista) e Eleilson Amorim (tecladista). A apresentação foi marcada por muitas improvisações de guitarra e por canções de frevo, axé, lambada e MPB que fizeram o folião sair do chão. Dentre as músicas que levaram o público a cantar em coro estavam “Pombo Correio” de Moraes Moreira, “É d’Oxum” de Gerônimo e “Lepo Lepo” da banda Psirico.

“É importante que o governo continue apoiando e oferecendo subsídios para os microtrios. O Rixô vem influenciando a criação do Furdunço e outros microtrios, assim como a Fubica abriu espaço para os trios grandes. Vamos levar muita animação para o povo de graça. Carnaval é alegria”, disse Menendez pouco antes da folia começar.

O Rixô Elétrico volta a fazer a alegria dos foliões no sábado (01), às 17h na Carlos Gomes e na segunda-feira (03), 20h em Periperi.

  QUANDO : 28 de fevereiro 2014 - SEX
  O QUE: Minitrio Pipoca Rixô Elétrico
  ONDE : Circuito Osmar (Av /Campo Grande)

Fonte e foto : Secult BA (28/02/14 | 18H02)

www.carnaxe.com.br