O baixista e arranjador Luciano Calazans, acompanhado por 28 músicos da Orquestra Ufonia estão recebendo Gerônimo no palco principal do Pelô, nesta sexta-feira à noite. A apresentação mistura influências do jazz com ritmos da música popular brasileira. A Orquestra é composta por instrumentos da classe dos metais (trombone, trompete, sax-barítono, tenor, alto e soprano, cordas e madeiras).
Além de homenagear o compositor Dorival Caymmi, Calazans traz como convidada a cantora Lenna Bahule, de Moçambique. “Vamos fazer um passeio pela obra de Caymmi em arranjos feitos com base na música afro baiana e no samba reggae. Coincidentemente, esses arranjos – feitos por mim, foram inspirados no mar, que também foi fonte de inspiração de Caymmi”. Calazans executou composições como ‘A Rã’, de João Donato, o 1º Movimento do Concerto de Brandenburgo, de Johann Sebastian Bach, além da canção Lábios Vermelhos, feita em parceria com Gerônimo.
O compositor baiano, Gerônimo, faz participação mais que especial no show e canta músicas consagradas da sua carreira como ‘É D´Oxum’, além de Saveiro, parceria de Caymmi com Nelson Motta. O cenário é também de comemoração, já que o projeto ‘O Pagador de Promessas – Festival de Arte e Cultura nas Escadarias do Passo’ completou 10 anos, no ano passado. “Tocar no Pelô é um bom hábito”, definiu o cantor. De acordo com a agenda do carnaval, Gerônimo toca amanhã (01) em Itapuã, domingo (02) em Madre de Deus e Maragogipe, segunda (03) na Liberdade e terça (04) no circuito Dodô (Barra/Ondina).
Sobre o projeto Ufonia, Luciano Calazans explica que aparentemente parece ter cunho orquestral, mas inclui música de todos os segmentos. “Já venho fazendo isso há quatro anos como diretor musical do projeto Tamar, em Praia do Forte e adjacências, de educação musical. Tem uma idéia orquestral mas posso dizer que são amigos tocando juntos”, finalizou Calazans.
|