carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL 2014


Portal Carnaval

volta | contato

Bloco Afoxé Filhas de Gandhy desfilam no Pelo
Carnaval de Salvador 2014 - Bahia


Neste sábado (01), no circuito Batatinha, a partir das 19h, será dada a largada do primeiro Afoxé Feminino do Brasil, o Afoxé Filhas de Gandhy que e celebra 35 anos,no Carnaval 2014. Serão mais de 50 mulheres entoando cânticos sagrados do Candomblé e músicas consagradas no ritmo Ijexá, característico do Bloco. A saída contará com ritual especial do Afoxé, o Padê, pedindo licença e proteção aos orixás, em particular a Exu, dono das ruas.

Mas é na segunda (03) e terça-feira (04), que o Afoxé receberá suas convidadas mais que especiais, as cantoras Savannah Lima e Márcia Short, que comandarão a animação das mais de mil foliãs vestidas do tradicional branco e azul das fantasias, que este ano traz como tema o “Roda Menina”, em alusão à inserção da mulher em espaços de poder como as rodas de samba, capoeira e de Candomblé.

O Bloco – Há 35 anos, o consagrado “tapete branco” do Carnaval de Salvador – o Afoxé Filhos de Gandhy – ganhava uma companhia para desfilar nos circuitos da folia: as Filhas de Gandhy. Formado hoje somente por mulheres, que vem logo atrás dos cerca de 10 mil associados do Afoxé mais tradicional da festa, o bloco nasceu com o propósito de levar às ruas as esposas, amigas, namoradas dos Filhos de Gandhy, conceito hoje transformado pela participação ativa de mulheres engajadas política e artisticamente na defesa dos direitos da mulher.

  QUANDO : 01, 03 e 04 de março 2014 - SAB
  O QUE: Bloco Afoxé Filhas de Gandhy
  ONDE : Circuito Batatinha (Pelourinho)

Fonte : Secult BA (28/02/14 | 15H02 )

www.carnaxe.com.br