carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2014


  QUANDO : 03 de março 2014 - DOM
  O QUE: Bloco Filhos de Gandhy + Bloco Filhas de Gandhy
  ONDE : Circuito Dodô (Barra/Ondina) - Salvador BA

Portal Carnaval

volta | contato


Fonte : secult BA/ Lívia Orge

Filhos e Filhas de Gandhy levam mensagem de paz à Barra
Carnaval de Salvador 2014 - Bahia


O afoxé Filhos de Gandhy, o maior afoxé do mundo, abriu, na tarde desta segunda-feira (3/03) o desfile de carnaval no circuito Dodô (Barra/Ondina), entoando cânticos em Ijexá em homenagem à cultura dos terreiros de candomblé. “Gandhy, Fé, Religião, Tradição” é a inspiração para o carnaval 2014, quando a entidade completou 65 anos, no dia 18 de fevereiro. Os mais de oito mil homens vestidos com as tradicionais fantasias e turbante perfumam com alfazema o caminho, abrindo passagem para as cerca de mil mulheres do já consolidado afoxé Filhas de Gandhy, que amplia a beleza do tão cantado tapete branco da paz. Com 35 anos de existência, o afoxé Filhas de Gandhy foi criado originalmente para agregar as esposas, irmãs, filhas, amigas dos Filhos de Gandhy.

“Roda Menina” é o tema deste ano, uma alusão à inserção da mulher em espaços de poder como as rodas de samba, capoeira e de candomblé. No comando do trio, a cantora Márcia Short se emociona ao falar sobre a sua presença ali. “Estou fazendo parte de um momento de conscientização feminina, onde a gente toma posse dos nossos espaços, a gente se empodera do que é nosso. As Filhas de Gandhy são a representatividade de tudo isso no carnaval, então poder cantar para essas mulheres e por essas mulher é uma imensa honra”, declarou a cantora, que ainda conta com o talento de Simone Moreno, como convidada, para agitar a folia com um repertório repleto de samba e músicas tipicamente baianas. A mensagem de paz emanada pelos afoxés é a maior referência para o folião que acompanha os cortejos, dentro ou fora das cordas. “Eu sempre venho ver, acho maravilhosa essa paz que eles transmitem, cobrindo essa avenida toda de branco” declarou o folião Luiz Santos, enquanto se preparava para tirar uma foto do trio. A foliã Rosângela Pinheiro também enfatiza o desejo de brincar o carnaval com paz: “A grande questão é a filosofia que eles trazem, de amor, de respeito. Nós estamos precisando disso no Brasil inteiro e nos circuitos do carnaval de Salvador”.

Os afoxés Filhos de Gandhy, com a Banda Show Gandhy, e Filhas de Gandhy, animadas pela cantora Savannah Lima, voltam às ruas nesta terça-feira (4/03), a partir das 18h30 no Afrodromo, no Campo Grande.

www.carnaxe.com.br