carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Dia do samba do Mariscada na Roda
pelourinho cultural
A programação é promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).



O Dia do Samba no Pelô, dia 02 de dezembro, será palco de um reencontro marcante para o Grupo Barlavento. Davizinho de Mutá e Hamilton Reis recebem um parceiro de longa data, o compositor Zé Raimundo, que integrou a primeira formação do grupo ainda na década de 90. O show Mariscada na Roda será apresentado no Largo Pedro Arcanjo, dia 2 de dezembro, a partir das 20h.

Segundo trabalho autoral do Barlavento - Mariscada na Roda – reforça a proposta de preservar e divulgar a música, a dança e a cultura marisqueira da Baía de Todos os Santos. As letras genuínas tratam da alegria nas rodas, das comidas típicas da região ou descrevem cenários à beira mar que contam histórias do cotidiano de uma vila de pescadores. Toda a riqueza cultural de uma região temperada em bem-sucedidas composições e cantigas seculares.

O repertório para este show terá, além de toda graça e encanto das tradicionais canções que são patrimônio imaterial da nossa gente, as músicas do novo CD, como Marisqueira (Tom Barreto), as parcerias da dupla Hamilton Reis e Davizinho de Mutá; A Menina do Samba, Estrela de Yemanjá e O Buraco de Maroca, esta última, parceria da dupla com o guitarrista baiano Júlio Caldas, e também clássicos da música popular brasileira, como Com que roupa, de Noel Rosa e Patuscada de Gandhy, de Gilberto Gil. Fundado em 2007, após o término do grupo Barravento, que durou aproximadamente 15 anos, o Barlavento tem como proposta principal divulgar e preservar o autêntico samba de roda do recôncavo baiano, patrimônio imaterial da humanidade. As canções retratam a vida dos pescadores, das pessoas simples que moram à beira mar, homenageiam o candomblé e resgatam a cultura do samba tradicional.


Fonte : SECOM BA ( 28/11/14 | 15H11 ) - novembro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br