carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Armandinho 50 Carnavais no Clube Fantoches da Euterpe
bastidores da folia
O Clube dos Fantoches se tornou um espaço diferenciado no verão de Salvador



Todo aniversário é tempo de celebração. Com a carreira de Armandinho Macedo não será diferente. Em 2014, quando celebra 50 anos de carreira, o artista lança o projeto “Armandinho 50 Carnavais”. Realizado nas quartas-feiras de fevereiro, os shows além de comemorar a carreira do instrumentista mundialmente condecorado, ainda contará com grandes nomes da música nacional. O evento acontecerá nos dias 5, 12 e 19 de fevereiro, no Clube Fantoches e contará um pouco da história do artista, sempre com convidados nacionais da música popular brasileira, como Lenine, Jorge Vercillo, Fafá de Belém, dentre outros., e blocos afros representativos.

Ciceroneados por Armandinho, receberam convite para participar do projeto grandes nomes da MPB. A apresentação também contará com a participação de um grande bloco afro, como Ilê Aiyê e Olodum. Com uma banda tem direção de Yacoce Simões, que é músico arranjador e produtor musical, um dos nomes mais requisitados da música baiana, que atua ao lado de nomes como Margareth Menezes, Pepeu Gomes, Ivete Sangalo, Moraes Moreira, Ara Ketu, Olodum, Asa de Águia, Harmonia do Samba, Cheiro de Amor e Gil. O reforço vem de profissionais como Fernando Nunes (baixista de Zeca Baleiro), Cezinha (baterista Maria Gadú), Meia noite (percussionista que já tocou com Madona) e Sidney (percussionista da Mametto).

SERVIÇO : 05, 12 e 19 de fevereiro 2014 - QUA - 20h
ONDE : Clube Fantoches da Euterpe - Rua do Democrata, 10, Largo Dois de Julho- Salvador BA
QUANTO : R$50,00 (inteira) - sujeito a alterações
VENDAS : Ticketmix

TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Em 1964 Armandinho Macedo começou sua carreira. Filho de Osmar, inventor do trio elétrico junto a Dodô, Armandinho aos 10 anos de idade puxou um trio mirim que o pai fez especialmente para ele no carnaval de 1964. Com 15 anos, no programa a Grande Chance de Flavio Cavalcanti na TV Tupi, vence o concurso de calouros na Bahia e fica em segundo lugar na edição nacional realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na ocasião é ovacionado pelos quatro cantos do país, e se torna conhecido nacionalmente, a importância deste concurso é tamanha, que ate hoje é comum em shows de Armandinho comentarem da Grande Chance. Em 2014 Armandinho também está comemorando 45 anos da gravação do primeiro LP.
No final dos anos 70, monta o grupo “A cor do som”. A banda foi uma das primeiras do país a unir a música regional ao rock, o que projeta A Cor do Som a um dos principais grupos nacionais. Com este projeto, que durou cinco anos, foram gravados cinco discos, além de algumas turnês na Europa e EUA e uma apresentação no Festival de Montreux, na Suíça em 1978, além do sucesso que fez em todo o Brasil. Roma, na Itália, sediou a primeira ida do trio elétrico para fora do país. Atualmente, a banda vem se reunido esporadicamente, todas com sucesso de público. Também em 2014, é intenção do integrante da A Cor do Som lançar mais um disco. Em 1983, Armandinho levou uma multidão para Praça Navona, Itália, para assistir a guitarra baiana. O local se transformou em uma verdadeira Praça Castro Alves, e uma multidão de europeus caíram no frevo.
A partir dos anos 90, paralelo às apresentações no exterior e o trabalho com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, o musico é convidado para integrar o “Brasil Musical”. O projeto reuniu os 20 maiores instrumentistas brasileiros. Nomes como Paulo Moura, Rafael Rabelo, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Artur Moreira Lima e Dominguinhos, percorreram todo o país gravando e divulgando a MPB Instrumental.
No decorrer desta jornada instrumental, gravou os discos “Brasileirô”, “Armandinho e Rafael Rabelo”, “Armandinho e Época de Ouro”, “Retocando o Choro” e “A Voz do Bandolim”. Em 2002, foi ovacionado pelos russos ao apresentar o Bolero de Ravel misturado a ritmos brasileiros. Dois anos depois, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum instrumental com o CD “Retocando o choro ao vivo”, o que lhe rendeu uma Turnê de mais de 70 shows pelo Brasil e pelo exterior.
Em 2005, participou do “Homenagem a Tom Jobim: Musica Instrumental Brasileira”. Junto a nomes como Paulo Moura, Yamandú Costa, Marcos Suzano, Marcos Ariel, Robertinho Silva, e Nivaldo Ornelas, fez releitura da obra do maestro, percorrendo cidades do Brasil, Europa e EUA. Em 2007, criou o “Pop Choro”, um espetáculo autoral no qual dedilhou os seus maiores sucessos instrumentais. No mês de novembro lançou o projeto na Europa, realizando shows no “Festival Mandolins de Lunel”, na cidade de Lunel, em Paris, em Marselle e Toulouse na França, além de shows na Espanha.
Em 2008, realizou uma turnê por 16 capitais brasileiras, mais três shows no São João da Bahia, com “Homenagem a Tom Jobim, Afro Bossa Nova”, ao lado do Maestro Paulo Moura, como solista, sendo assistido por mais de 100 mil pessoas. Em 2009 Armandinho lançou dois CDS pela gravadora Biscoito Fino o “Pop Choro” e “AfroBossaNova”. No final de 2009, realizou uma turnê com o guitarrista Americano Stanley Jordan.
Armandinho começou o ano de 2010 com o Projeto Armandinho Convida no Pelô. Nas dez apresentações do projeto, contou com diversos convidados a exemplo de Durval Lelys. 2010 foi um ano comemorativo para o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, que comemorou os 60 anos. Diversos shows aconteceram no Carnaval de Salvador e no Brasil. A comemoração também foi estendida para os EUA (San Jose, Los Angeles, San Diego, Seattle) e Canadá. Neste mesmo ano, teve uma segunda indicação ao Grammy. O “AfroBossaNova” concorreu na categoria Melhor Álbum Instrumental. Em 2012, nos 70 anos da Guitarra Baiana, o instrumento foi tema do Carnaval de Salvador. Neste ano, o músico foi o segundo em exposição de mídia.


Fonte : Armandinho e Ticketmix - fevereiro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br