carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


28ª Quarta dos Tambores : o negro e o carnaval
bastidores da folia
Realização Comunidade do Tambor/Casa de Cultura Dias Adorno



A Quarta dos Tambores chega a sua 28ª edição em fevereiro, saudando a rainha do mar Iemanjá e debatendo a relação do negro com o carnaval. Completa a programação o grupo de samba de roda Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia (Cachoeira), o Filho dos Bantos (Vale do Iguape/Cachoeira) e o percussivo Corpus Negro (São Félix). O encontro acontece no dia 5 de fevereiro de 2014 na Praça Teixeira de Freitas, Cachoeira a partir das 19 horas, com homenagens a Mãe Filhinha de Iemanjá.

O projeto é um encontro cultural, político e de resistência negra realizado pela Comunidade do Tambor, no Centro Histórico da Cachoeira. E se divide em três momentos: o Toque das Nações, um Debate e o Toque dos Artistas. Nesta edição, a Quarta convida o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos Vovô e o professor da UFBA, Fernando Conceição, para o debate “O Negro e o Carnaval: Uma faca de dois legumes”. No momento do Toque das Nações uma saudação especial a Iemanjá será realizada. Em homenagem a Narcisa Cândido da Conceição – a Mãe Filhinha de Iemanjá, como era conhecida a mais antiga integrante da Irmandade da Boa Morte. A Yalorixá do terreiro Ilê Axé Itaylê localizado na Baixa da Olaria, Cachoeira, faleceu no dia 18 de janeiro de 2014 aos 110 anos. Filha de Iemanjá Ogunté, Mãe Filhinha integrava há mais de 70 anos a Irmandade da Boa Morte, onde assumiu a condição de Juíza Perpétua e Madre Arcal das mulheres da confraria. As homenagens ficam a cargo de Marcelino Gomes e pai Benício Souza, babalorixás e integrantes da Comunidade do Tambor.

No Toque dos Artistas quem se apresenta é o Samba de Roda Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia. Conhecido pelas cantigas sobre sua história, transformações do bairro e da cidade, ritos e festas da religiosidade popular, o grupo cachoeirense foi criado há 50 anos a partir da devoção à Santa Cruz instalada na Ladeira da Cadeia. Logo em seguida o grupo sanfelista de percussão Corpus Negro apresenta o seu samba-reggae carregado de influências do Recôncavo. E para encerrar, O Filho dos Bantos – grupo cultural da Comunidade Quilombola de Santiago do Iguape (Cachoeira) – faz um resgate dos aspectos históricos e culturais dos povos Bantos com ritmos Ijexá e Angolano.

Programação 28ª edição da Quarta dos Tambores
19:30 – Toque das Nações: homenagens a Mãe Filhinha de Iemanjá
20:00 – Debate: “O Negro e o Carnaval: Uma faca de dois legumes”
20:30 – Samba de Roda Esmola Cantada
21:00 – Grupo de Percussão Corpus Negro
21:30 – Debate: “O Negro e o Carnaval: Uma faca de dois legumes”
22:00 – Filho dos Bantos
22:30 – Encerramento

Quarta dos Tambores homenageia Mãe Filhinha de Iemanjá em fevereiro - Comunidade do Tambor
Quando: 05 de fevereiro de 2014 - QUA - 19 horas
Onde: Praça Teixeira de Freitas - Cachoeira BA
Quanto: Gratuito


- http://quartadostambores.wordpress.com/ Realização: Comunidade do Tambor/Casa de Cultura Dias Adorno


Fonte : Secult BA (23/01/14 | 11H01) - janeiro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br