No Carnaval do Pelô, já estão confirmados 15 grandes shows no palco principal do Largo do Pelourinho, com Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Baiana System, Mariene de Castro e Margareth Menezes. Nas ruas do Centro Histórico, a animação será garantida por 20 grupos musicais e 12 grupos performáticos. Na decoração, sob o tema “Bahia Negra: Caymmi e Ilê”, o artista plástico J. Cunha tem o desafio de homenagear Caymmi, o Ilê Aiyê e mais as entidades de relevância histórica, como Filhos de Gandhy, Commanche do Pelô, Badauê, Commanche do Pelô e Malê Debalê.
Mais de 100 entidades carnavalescas dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e índio vão participar do Carnaval Ouro Negro este ano. “O Carnaval Ouro Negro apoia grupos de grande importância social e cultural que ajudam a contar a história da Bahia e do carnaval. São entidades que desenvolvem trabalhos sociais dentro de suas próprias comunidades”, afirma a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana.
No Carnaval Pipoca, destaque para o apoio aos microtrios, que, este ano, ganharam um investimento maior, de R$ 500 mil reais. Além dos microtrios que desfilam em todos os circuitos da folia, mais 36 atrações artísticas serão selecionadas para as apresentações nos largos do Pelourinho., incluindo grupos e artistas que privilegiam ritmos como afro, reggae, arrocha, pop rock, afro pop, axe´, antigos carnavais, samba, rap, hip hop, reggae e dancehall.
Além disso, a Secretaria de Cultura do Estado ainda apoia Outros Carnavais, como o Carnaval de Maragojipe, pela sua singularidade cultural, e o Palco do Rock, que promete atrair cerca de 17 mil pessoas para os coqueirais de Piatã para o show de 32 bandas em pleno carnaval.
Fonte : SecultBA (14/02/14 | 10H02) - fevereiro 2014
volta | contato |