carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


NOTA DE PESAR – Mestre sambador Antônio Saturno
bastidores da folia



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), registra profundo pesar pelo falecimento, no último sábado, dia 17 de maio, do cantador e mestre sambador Antônio Saturno, conhecido como Seu Alumínio, um dos fundadores do grupo Samba Chula de São Braz, oriundo deste distrito de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia.

Responsável, ao lado de seus pares, por manter, difundir e transmitir às novas gerações a riqueza das chulas tradicionais e do samba de roda da Bahia, Antônio Saturno fazia parte da história deste patrimônio musical baiano: o Samba de Roda do Recôncavo é tombado como patrimônio imaterial da humanidade desde o ano de 2005.
O Samba Chula de São Braz, criado oficialmente em 1995, representa com talento e espontaneidade a tradição oral do samba de roda da Bahia. O grupo é reconhecido mundo afora pela qualidade de sua obra, demonstrando o potencial criativo da cultura popular traduzida em música e dança. Esta expressividade garantiu lugar em todas as edições das coletâneas do Bahia Music Export e apoio para projetos de circulação internacional, através do Programa de Mobilidade Artística e Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), estimulando a difusão deste trabalho no exterior. Assim, cruzaram fronteiras e participaram de eventos internacionais como a WOMEX – World Music Expo 2010, em Copenhagen (Dinamarca); o Festival da Primavera 2011, em Rishon Le Zion (Israel); o Festival Europalia Brasil 2011, na Bélgica e na Holanda; além de turnês pela França.


Fonte : SECULT BA (20/05/14 | 10H05 )- maio 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br