carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Refazendo Gil – com Ricardo Caian e Os Beduínos Gigantes e Pietro Leal
bastidores da folia
Ricardo Caian e Os Beduínos Gigantes e Pietro Leal voltam a apresentar show inspirado no universo musical de Gilberto Gil nos anos 70



A segunda edição do projeto “Refazendo Gil” acontece nesta quinta-feira, dia 29, 21h, na Praça Tereza Batista, Pelourinho, com entrada gratuita. No espetáculo, os músicos Ricardo Caian e Pietro Leal fazem um passeio pelo universo de Gilberto Gil nos anos 1970. A dupla se apresenta acompanhada de Pedro Vieira (teclado e sanfona), Joander Cruz (sax), Rafael Fraga (bateria e percussão) e Tomás Loureiro (baixo). O repertório faz um recorte da produção musical do período de 1972 a 1979, após o retorno de Gil dos anos de exílio em Londres. A frutífera década rendeu discos antológicos, como Expresso 2222,Gil e Jorge (com Jorge Ben Jor) e a trilogia conceitual do Re (Refavela, Refazenda e Realce), que serão interpretados pelo grupo.

As primeiras apresentações do projeto Refazendo Gil aconteceram em abril, com uma edição na Commons e outra na Praça Tereza Batista, para onde os músicos voltam a pedido do público que lotou os dois encontros para ouvir canções como Back in Bahia, Expresso 2222 e Lamento Sertanejo. No repertório, também estão outras canções tão importantes quanto e que também estão presentes no imaginário coletivo da MPB, como Oriente e Retiros Espirituais. “O desafio é executar os arranjos sem tirar nem pôr, aprender tocando como foi feito”, explica Caian que faz a direção musical do show.

A proposta do tributo, além de homenagear o grande compositor baiano, é servir de base para o estudo e pesquisa sobre a música brasileira. Caian e Pietro, que também fazem parte do grupo Nossos Baianos F. C., somam ao show “Refazendo Gil” a experiência que já tiveram com a releitura da obra dos Novos Baianos. “Nós aprendemos muito com os Novos Baianos e com esse projeto está acontecendo o mesmo. Com certeza, esse tributo refletirá de alguma forma nos nossos trabalhos autorais, e, como se trata de Gilberto Gil, vai influenciar na nossa vida como um todo”, afirma Pietro.

FICHA TÉCNICA
- Ricardo Caian (voz, violão e guitarra)
- Pietro Leal (voz, violão e percussão)
- Pedro Vieira (teclado e sanfona)
- Joander (sax)
- Rafel Fraga (bateria e percussão)
- Tomás Loureiro (baixo)

SERVIÇO : Refazendo Gil – com Ricardo Caian e Os Beduínos Gigantes e Pietro Leal
QUANDO : 29 de maio 2014 - qui - 21h
ONDE : Praça Tereza Batista, Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : Entrada franca


Fonte : Pelourinho Cultural - maio 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br