carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Cruz das Almas recebe Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano
pelourinho cultural
Realizado com patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia



A caravana do Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, que está na estrada desde abril, promovendo intercâmbios entre sambadores em uma grande festa cheia de assunto, chega a Cruz das Almas. Os grupos Samba do Machucador e Samba de Enxada (Cruz das Almas) vão receber o Samba Filhos do Varre Estrada (São Félix) e o Samba de Maragogó (Maragojipe). As apresentações acontecem na Praça Senador Temístocles, conhecida como Praça do Coreto (Cruz das Almas) no dia 22 de agosto (sábado), a partir das 10h. Cada grupo toca um tipo de samba, utilizando diferentes instrumentos. A viola e o pandeiro estão na base do samba de roda. Mas também aparece a enxada, a tabuinha, o prato e o machucador de tempero, acrescentando uma especial sonoridade a alguns deles. Esses instrumentos, em geral, estão ligados à forma como o grupo se originou. No caso do machucador de temperos, são mulheres que perceberam que suas rotinas ao cozinhar “davam samba”.

O Circuito acontece desde 2008. Nos anos anteriores, mais de 30 grupos já percorreram nove cidades baianas. Em 2015 o Circuito teve abertura no dia 18 de abril, em Saubara, passou pelo Quilombo Kaonge, em Santiago do Iguape (dist. Cachoeira), pelo Acupe (dist. Santo Amaro). Esse ano, o Circuito teve a participação de 16 grupos de Samba e faz parte do conjunto de atividades que festejam os 10 anos de conquista do título de “Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”. O evento em Cruz das Almas encerra essa edição. O Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano é realizado com patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”, por meio do Edital 08/2013 – Territórios Culturais e parceria da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Rede do Samba de Roda e Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira. A edição de Cruz das Almas tem apoio da Prefeitura Municipal.

Cruz das Almas (a 46 km da capital) nasceu à margem da Estrada Real que, partindo de São Félix para sudoeste, dirigia-se ao Rio de Contas e seguia rumo a Minas Gerais e Goiás. A origem do nome é explicada pela existência de um grande cruzeiro fincado em uma encruzilhada, onde se faziam orações e que era ponto de referência como “a cruz das almas”. É hoje conhecido nacionalmente por promover, todos os anos, o São João. (fonte: http://bahia.com.br/cidades/cruz-das-almas/?submit=ir)

APRESENTAÇÕES PÚBLICAS
Samba do Machucador e Samba de Enxada (Cruz das Almas) recebem o Samba Filhos do Varre Estrada (São Féliz) e o Samba de Maragogó (Maragojipe). Praça Senador Temístocles, conhecida como Praça do Coreto (Cruz das Almas)

QUANDO : 22 de agosto de 2015 - SAB - 10h
ONDE : Cruz das Almas BA
QUANTO : gratuita


Fonte : SECOM BA ( 17/08/15 | 15H08 ) - agosto 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br